Esportes

Lula cobra providências após racismo contra jogador do Palmeiras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou providências das entidades de futebol e punição aos responsáveis pelo episódio de racismo sofrido pelo jogador Luighi, do Palmeiras, durante uma partida da Libertadores Sub-20, em Assunção. 

“Todo apoio ao nosso jovem Luighi, do Palmeiras, vítima de ato racista no Paraguai. O futebol significa trabalho coletivo, superação e respeito. Racismo significa o fracasso da humanidade. Basta de ódio disfarçado de rivalidade. O mundo não pode mais tolerar esse tipo de violência que fere a dignidade e a esperança da nossa juventude. A FIFA, a Conmebol e a CBF precisam agir e que os culpados sejam exemplarmente responsabilizados”, disse o presidente, em postagem na rede social X.

Lula já se manifestou em casos anteriores, como a perseguição de torcedores espanhóis ao jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid.

O presidente reforçou a posição do governo de combate ao racismo e outras formas de preconceito.

Entenda o caso

O jogador Luighi, da Sociedade Esportiva Palmeiras, foi alvo de xingamentos e gestos racistas de torcedores do Cerro Porteño no momento em que comemorava um gol na partida entre os times pela Taça Conmebol Libertadores sub-20, na capital paraguaia.

O time paulista venceu por 3 a 0 a equipe paraguaia.

Em entrevista à imprensa após o jogo, o atacante se emocionou e questionou “até quando” ações como essa passarão impunes. Ele dirigiu a pergunta aos repórteres que não citaram o episódio durante entrevista após a partida. O jogador cobrou ainda um posicionamento da Conmebol, organizadora da competição.

“A Conmebol vai fazer o que sobre isso? O que fizeram comigo foi um crime”, desabafou o atleta.

“Dói na alma. E é a mesma dor que todos os pretos sentiram ao longo da história, porque as coisas evoluem, mas nunca são 100% resolvidas. O episódio de hoje deixa cicatrizes e precisa ser encarado como é de fato: crime. Até quando? é a pergunta que espero não ser necessária ser feita em algum momento. Por enquanto seguimos lutando”, disse Luighi, nas redes sociais.

Exclusão do Cerro Porteño

Ainda na quinta-feira (6), a Conmebol e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestaram contra os atos racistas e afirmaram rejeitar “categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo” e que “medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área”.

A CBF disse que “enviou nesta sexta-feira (7) denúncia à Conmebol pedindo a punição dos torcedores e a exclusão do Cerro Porteño, do Paraguai, da Libertadores Sub-20“.

Fonte: Agência Brasil

Dener Rafael

Recent Posts

Renato de Castro resolve problema do residencial Hermínio Lopes, pondo fim na falta de água em tempo recorde

Na última semana o prefeito Renato de Castro, esteve no Residencial Hermínio Lopes, reigão oeste…

3 minutos ago

Quem é Luana Mandarino, novo affair de Cauã Reymond

Após meses evitando os holofotes, o ator Cauã Reymond e a modelo Luana Mandarino parecem…

4 minutos ago

Com Flamengo no topo, veja ranking dos maiores patrocínios master do futebol brasileiro

O Flamengo anunciou nesta segunda-feira a Betano como nova patrocinadora master do clube, após a…

18 minutos ago

Emocionado, Celso Portiolli diz que ‘ficha ainda não caiu’

Celso Portiolli homenageou Silvio Santos em seu programa neste domingo, 17, data que marca o…

28 minutos ago

8 curiosidades interessantes sobre as focas

As focas são mamíferos marinhos pertencentes à família dos pinípedes, que inclui também os leões-marinhos…

30 minutos ago

This website uses cookies.