Lula anuncia novo decreto para custear traslado de Juliana Marins


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 26, que vai substituir o decreto que impede que o governo brasileiro custeie o traslado do corpo de Juliana Marins, morta após cair em uma trilha no vulcão Rinjani (Indonésia), por uma nova norma que autorize a operação.

Durante evento na Favela do Moinho, em São Paulo, o presidente esclareceu que um decreto de 2017 proíbe que o Ministério das Relações Exteriores pague o translado de brasileiros mortos no exterior. Diante disso, ele afirmou que vai revogar o texto, além de editar um novo decreto permitindo o custeio.

“Vou revogar esse decreto e vou fazer outro decreto para que o governo brasileiro possa custear a vinda dessa jovem. Hoje pela manhã eu falei com o pai dela”, disse Lula. “Sei que muita gente está acompanhando pela internet o sofrimento dessa moça e o sofrimento da família. Portanto, nós vamos cuidar de todos os brasileiros, esteja ele onde estiver”, completou.

Natural de Niterói (RJ), a brasileira Juliana Marins, de 27 anos, que na última sexta-feira, 20, caiu enquanto fazia uma trilha próxima de um vulcão na Indonésia, foi encontrada morta na terça-feira, 24, conforme divulgou a família pelas redes sociais.

A família acredita que houve “grande negligência” nas buscas, marcadas por tentativas frustradas de chegar até a vítima. Além disso, segundo testemunhas, Juliana teria sido deixada para trás pelo guia contratado para o passeio. O desaparecimento foi notado somente horas depois.

O governo da Indonésia, responsável pelo Parque Nacional do Monte Rinjani, onde fica a trilha e o vulcão, justificou a demora dizendo que “a evacuação envolveu a colaboração entre diversas agências e voluntários, trabalhando em terreno extremo com clima imprevisível”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

China diz que controle de terras raras, que causou ameaça de Trump, protege segurança nacional

A China justificou que o fortalecimento do controle de exportações de itens e tecnologias ligados…

18 segundos ago

María Corina Machado se emociona ao receber notícia do Nobel da Paz

Por Redação O Estado de S. Paulo* - 10/10/2025 14:59 A líder da oposição da…

1 minuto ago

Força Tática de Goianésia recaptura foragido da Justiça condenado a 9 anos de prisão

A Força Tática (CB Vieira, CB Vinícius e SD V. Fernando) do 23º Batalhão da…

8 minutos ago

Fenômeno La Niña retorna e deve permanecer ativo até o início de 2026

O fenômeno La Niña voltou a atuar no Oceano Pacífico e deve permanecer ativo até…

9 minutos ago

Diretor de Orçamento diz que demissões em massa começaram no governo federal dos EUA

O diretor do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca, Russell Vought, escreveu no…

10 minutos ago

This website uses cookies.