O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai almoçar nesta sexta-feira, 5, com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas Marcelo Damasceno, da Aeronáutica, Marcos Sampaio Olsen, da Marinha, e Tomás Paiva, do Exército. O encontro será às 13h no Palácio da Alvorada.
Além de Múcio e dos comandantes, o almoço também contará com ex-chefes das Forças Armadas. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) não divulgou o nome desses militares.
O encontro, uma oportunidade de rever antigos comandantes e aumentar aproximação com os atuais, ocorre dias antes do 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil. Lula vai participar do desfile militar que celebra a data na Esplanada dos Ministérios.
O evento no domingo terá três temas principais: a defesa da soberania nacional, a COP30 e o Novo PAC. O conceito “Brasil Soberano” é a base da nova campanha publicitária do governo Lula e deve ser também o lema da cerimônia do Dia da Independência.
O slogan do governo passou de “União e Reconstrução” para “Do lado do povo brasileiro”, em uma mudança que acompanha uma boa avaliação da gestão, apontada por pesquisas, diante do mal-estar com os Estados Unidos e as iniciativas do presidente dos EUA, Donald Trump, para retaliar o Brasil devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A conclusão da análise do caso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ocorre na próxima semana. São julgados Bolsonaro, capitão da reserva do Exército, e mais sete aliados próximos – cinco deles também militares:
– Walter Braga Netto, general da reserva e ex-ministro da Defesa e da Casa Civil;
– Augusto Heleno, general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
– Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
– Paulo Sérgio Nogueira, general da reserva e ex-ministro da Defesa;
– Mauro Cid, tenente-coronel e ex-ajudante de ordens da Presidência.
Eles são réus por tentativa de golpe de Estado, acusados de conspirar para impedir a posse de Lula após as eleições de 2022, e são considerados o “núcleo crucial” da trama golpista. Se forem considerados culpados, podem ser presos e tendem a perder as patentes, sendo expulsos das Forças Armadas.
Por: Estadão Conteúdo
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta sexta-feira, 5, que a restrição a…
Um dia após ser eliminado da Copa Sul-Americana após graves incidentes entre sua torcida e…
O ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou notificar a Procuradoria-Geral da República…
A retenção de líquidos é um problema comum que pode causar inchaço, desconforto e afetar…
A temporada de jabuticabas começou em Goiás, e em Hidrolândia, que é conhecida nacionalmente como…
As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta sexta-feira, 5,, seguindo a divulgação do payroll…
This website uses cookies.