Por Redação O Estado de S. Paulo – 10/07/2025 15:36
Observadores poderão ver no céu a Lua cheia de julho, que nasce nesta quinta-feira, 10. A Lua cheia de julho é apelidada de “Lua do veado” (Buck Moon, em inglês) porque coincide com a época do ano em que os cervos machos começam a desenvolver seus chifres.
Também é chamada de “Lua do Trovão”, em referência às tempestades do início do verão no hemisfério norte (onde originou-se o apelido) que ocorrem na época em que ela nasce. Alguns europeus também deram o apelido de “Lua do Feno” – ela aparece quando os fazendeiros coletam a ração.
A Lua cheia de julho atinge seu pico nesta quinta-feira, 10, às 17h36 (horário de Brasília), mas ela pode ficar mais visível após o pôr-do-sol.
Este ano, a Lua cheia de julho ficará ainda mais “baixa” devido a um fenômeno chamado “Grande Parada Lunar”, que ocorre quando a “gravidade do Sol arrasta a órbita da Lua para sua maior inclinação em relação ao equador”, segundo o site Space.com.
Durante a lua cheia, a Terra fica diretamente entre o Sol e a Lua, permitindo que toda a superfície lunar seja iluminada da nossa perspectiva. Isso significa que não há sombras longas ou relevos dramáticos como os que vemos durante as fases de quarto crescente (crescente e minguante).
Por: Estadão Conteúdo
O consumo de peixe tem sido celebrado ao longo dos séculos não apenas por seu…
Protestos violentos nesta semana, que resultaram na morte de pelo menos 40 pessoas e forçaram…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) e…
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)…
A Boeing recebeu multas propostas de mais de US$ 3,1 milhões pela Administração Federal de…
Francisco Gil, filho de Preta Gil, fez uma homenagem à mãe, que morreu em julho…
This website uses cookies.