Livro de Moraes é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico


A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou, nesta terça-feira, 22, a lista dos cinco finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico. Em sua segunda edição, a premiação reconhece obras brasileiras de excelência das áreas científicas, técnicas e profissionais.

Os vencedores serão revelados em uma cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, em 5 de agosto. Cada vencedor será premiado com R$ 5 mil e uma estatueta. Segundo a CBL, foram 2.004 inscrições neste ano – em 2024, foram 1.953. No dia 14 de julho, a organização já havia divulgado a lista de semifinalistas.

O prêmio é dividido em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Neste ano, a principal novidade é a categoria de Tradução, que avalia livros em tradução inédita de qualquer idioma para o português e publicados em nova edição no Brasil. Ela faz parte do eixo Prêmios Especiais.

Entre os finalistas da premiação, está o economista e colunista do Estadão Pedro Fernando Nery, na categoria Economia, pela obra Extremos: Um Mapa Para Entender as Desigualdades no Brasil (Zahar).

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes concorre na categoria Direito com o livro Democracia e Redes Sociais: O Desafio de Combater o Populismo Digital Extremista (Atlas).

Livro Acadêmico Clássico e Personalidade Acadêmica

A CBL também anunciou que a obra Metodologia do Trabalho Científico (Cortez Editora), do professor e filósofo Antônio Joaquim Severino, foi escolhida como o Livro Acadêmico Clássico do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. A escolha foi feita com base em uma consulta pública realizada no primeiro semestre.

O livro, que completa 50 anos em 2025 e já está em sua 24ª edição, é “uma ferramenta eficiente para o trabalho docente” e “apresenta elementos conceituais e diretrizes para a compreensão e aplicação das atividades lógicas e técnicas relacionadas à prática científica”, conforme comunicado divulgado à imprensa.

Já o sociólogo José de Souza Martins, autor de mais de 30 obras e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), já havia sido anunciado como a Personalidade Acadêmica homenageada pela premiação, “em reconhecimento ao conjunto de sua obra e à sua expressiva contribuição para a compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos.”



Por:Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Dólar à vista abre em alta, mas inverte sinal em linha com exterior

O dólar à vista abriu em alta de 0,10%, a R$ 5,4124 nesta quinta-feira, 11,…

16 minutos ago

CPI dos EUA sobe 0,4% em agosto ante julho e taxa anual avança a 2,9%

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu…

24 minutos ago

Convênios Concedidos – Vice-Governadoria

Declaramos para os devidos fins, em atenção ao princípio da transparência pública e o que…

29 minutos ago

PCGO cumpre buscas contra rede de exploração sexual de menores na internet – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic) de…

31 minutos ago

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem 27 mil na semana, a 263 mil

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos subiu 27 mil na semana até…

34 minutos ago

Governo espanhol exige que sanções impostas à Rússia sejam aplicadas também a Israel

Usando como exemplo o tratamento dado atletas e equipes russas, que foram impedidos de competir…

36 minutos ago

This website uses cookies.