A Zetta, associação que representa fintechs como o Nubank, criticou por meio de nota as limitações no saque-aniversário do FGTS implementadas nesta terça-feira pelo conselho curador do fundo. Segundo a entidade, a limitação nos saques terá mais impacto para trabalhadores com crédito negativo.
“A linha de crédito vinculada à antecipação do saldo vinha se consolidando como uma ferramenta importante de inclusão financeira ao proporcionar crédito a taxas mais acessíveis e melhores condições”, diz a Zetta. “Além disso, amplia a concorrência e a liberdade de escolha do trabalhador.”
O conselho decidiu limitar a antecipação de recursos do saque-aniversário do FGTS a um teto de R$ 500, com piso de R$ 100. Além disso, o ficou estabelecido o limite de uma operação anual do tipo, o que não havia antes.
A Zetta também criticou o que chamou de “ausência de análise de impacto sobre a oferta de crédito e de diálogo prévio com o setor”, afirmando que esses fatores comprometem o ambiente financeiro e a capacidade de planejamento das instituições.
“É fundamental que decisões dessa natureza sejam precedidas de amplo debate e conduzidas com transparência e com a participação dos agentes envolvidos, garantindo maior previsibilidade tanto para a população quanto para o setor financeiro”, diz a associação.
Por: Estadão Conteúdo
As duplas brasileiras Thâmela/Vic e Carol Soberg/Rebecca foram superadas nas semifinais do Campeonato Mundial de…
Assim como acontece com os humanos, cães e gatos também podem precisar de fisioterapia para…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) em sua casa,…
Se você está em busca de um ingrediente para o almoço que seja prático e…
O período de solicitação de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública…
Santa Cecília é venerada como a padroeira da música e dos músicos, uma ligação que…
This website uses cookies.