A Zetta, associação que representa fintechs como o Nubank, criticou por meio de nota as limitações no saque-aniversário do FGTS implementadas nesta terça-feira pelo conselho curador do fundo. Segundo a entidade, a limitação nos saques terá mais impacto para trabalhadores com crédito negativo.
“A linha de crédito vinculada à antecipação do saldo vinha se consolidando como uma ferramenta importante de inclusão financeira ao proporcionar crédito a taxas mais acessíveis e melhores condições”, diz a Zetta. “Além disso, amplia a concorrência e a liberdade de escolha do trabalhador.”
O conselho decidiu limitar a antecipação de recursos do saque-aniversário do FGTS a um teto de R$ 500, com piso de R$ 100. Além disso, o ficou estabelecido o limite de uma operação anual do tipo, o que não havia antes.
A Zetta também criticou o que chamou de “ausência de análise de impacto sobre a oferta de crédito e de diálogo prévio com o setor”, afirmando que esses fatores comprometem o ambiente financeiro e a capacidade de planejamento das instituições.
“É fundamental que decisões dessa natureza sejam precedidas de amplo debate e conduzidas com transparência e com a participação dos agentes envolvidos, garantindo maior previsibilidade tanto para a população quanto para o setor financeiro”, diz a associação.
Por: Estadão Conteúdo
O Brasil responde por quase 96% dos casos de chikungunya confirmados neste ano nas Américas,…
O Senado aprovou nesta terça-feira, 7, o Projeto de Lei 4.871/2024, que agiliza a portabilidade…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 07/10/2025 21:54 O governador do Estado de…
Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, o técnico da seleção italiana, Genaro Gattuso, lamentou os…
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 7, a transferência simbólica da capital da República para…
Virginia Fonseca terminou seu romance com Vinicius Jr. A informação foi confirmada aos portais UOL…
This website uses cookies.