Líderes globais celebraram nesta quinta-feira (9) o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, anunciado na véspera pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como a “primeira fase” de um plano de paz para a Faixa de Gaza. O pacto prevê também a libertação dos reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que a entidade apoiará a implementação do acordo e o reforço da ajuda humanitária aos palestinos.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse estar “aliviado” com a iminente libertação dos reféns e afirmou que “a paz finalmente parece possível”.
O premiê da Austrália, Anthony Albanese, chamou o acordo de “raio de luz”, enquanto o da Malásia, Anwar Ibrahim, declarou que o pacto traz “uma centelha de esperança após meses de sofrimento e devastação”.
O chefe de Gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, disse que o país “acolhe com satisfação” o acordo e o considera “um passo importante rumo à redução das tensões e à solução de dois Estados”.
Já o chanceler da Nova Zelândia, Winston Peters, classificou o pacto como “um primeiro passo positivo para pôr fim ao sofrimento de israelenses e palestinos”.
O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que indicará Trump ao Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento à sua “extraordinária contribuição para a paz internacional”. Fonte: Dow Jones Newswires.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
A maior parte dos trabalhadores brasileiros levava de seis minutos até meia hora no deslocamento…
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),…
O acompanhamento pediátrico regular traz benefícios importantes para a saúde infantil. Apesar de ir ao…
O Dia da Sobremesa, celebrado em 9 de outubro, é mais do que uma data…
A alta de 0,48% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em…
Uma espaçonave da Agência Espacial Europeia (ESA), que estuda o planeta Marte, conseguiu fotografar o…
This website uses cookies.