Líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, reafirmaram o desejo de paz “justa e duradoura” na Ucrânia e sinalizaram forte apoio à posição do presidente dos EUA, Donald Trump, de que os combates no conflito contra a Rússia devem parar imediatamente, em declaração conjunta publicada nesta terça-feira, 21. O texto afirma que a linha de contato atual deve ser o ponto de partida das negociações para um cessar-fogo.
“Continuamos comprometidos com o princípio de que as fronteiras internacionais não devem ser alteradas pela força”, diz o texto, que alega que o presidente russo, Vladimir Putin, “continua a escolher a violência e a destruição”.
Os europeus ainda ressaltam que a Ucrânia deve estar na posição mais forte possível – “antes, durante e após qualquer cessar-fogo” – e citam a importância de aumentar a pressão sobre a economia da Rússia e sua indústria de defesa, “até que Putin esteja pronto para fazer a paz”. “Estamos desenvolvendo medidas para usar todo o valor dos ativos soberanos imobilizados da Rússia para que a Ucrânia tenha os recursos de que precisa”, acrescenta.
A nota informa que os líderes se reunirão ainda esta semana no Conselho Europeu para discutir como levar as medidas adiante e apoiar ainda mais a Ucrânia.
Por: Estadão Conteúdo
A Shoppe anunciou que vai oferecer, em novembro, o dobro do valor total em cupons…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 21/10/2025 12:45 O edifício do Bradesco BBI,…
O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, e o comissário do Comércio da União…
A nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, afirmou que pretende "levar as relações Japão-EUA a…
João Fonseca não se cansa de dizer que busca tirar aprendizados de suas derrotas no…
A atriz Luana Piovani usou as redes sociais para criticar a influenciadora Bianca Andrade, conhecida…
This website uses cookies.