O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse há pouco que os líderes dos membros do Brics defendem o multilateralismo, que o mundo não precisa de protecionismo e que o posicionamento dos EUA sobre o tema é um “contrassenso.” Fávaro participa da cúpula de líderes do Brics que acontece no Rio de Janeiro, hoje e amanhã.
“O que eu vi no pronunciamento de todos os líderes dos membros do Brics – e estou ouvindo nas reuniões bilaterais – é que todos defendem o multilateralismo. O mundo não precisa de super taxação, de protecionismo. Veja que absurdo, taxar a exportação de alimentos: é taxar o combate à fome, é encarecer a comida no mundo.”
O ministro lembrou que o Brics representa quase metade da população mundial e afirmou que o posicionamento do bloco “é a esperança de que dias normais voltem a acontecer no comércio mundial”.
Fávaro classificou a decisão do governo dos EUA de elevar tarifas de exportação de contrassenso: “Um país e um governo dito liberal na economia vem com taxações e protecionismo!”. O Brasil, por outro lado, tem um governo progressista, disse, mas defende fortemente o multilateralismo. “É um rumo certo que o Brasil apresenta para o mundo, e o Brics é a plataforma certa para isso.”
No encontro, comentou, foram celebrados 387 novos mercados abertos para o setor agropecuário brasileiro. “Ontem embarcamos a primeira carga de carne bovina brasileira para a Indonésia, um mercado muito vantajoso, muito importante.”
Por: Estadão Conteúdo
O Agosto Laranja, mês de conscientização sobre a esclerose múltipla, chama atenção para a importância…
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, começou a abrir…
A organização do SP Open anunciou nesta sexta-feira mais um convite para a chave principal…
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou na manhã desta sexta-feira, 22, que…
Depois de uma semana de números essencialmente negativos, a Bolsa brasileira registra forte alta nesta…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Anicuns – 4ª DRP, prendeu…
This website uses cookies.