O líder supremo do Irã criticou nesta quarta-feira, 4, uma proposta inicial dos Estados Unidos nas negociações sobre o programa nuclear de Teerã, embora não tenha rejeitado totalmente a ideia de um acordo com Washington.
Os comentários do aiatolá Ali Khamenei deram cor à linha vermelha expressa nos últimos dias – uma linha que diz que o país se recusa a desistir do enriquecimento de urânio em qualquer possível acordo com os EUA.
Essa exigência tem sido feita repetidamente por autoridades americanas, incluindo o presidente Donald Trump, embora ainda não esteja claro o quanto o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, a mencionou em sua proposta inicial.
Mas o que Khamenei não disse em seu discurso também é importante. Ele não rejeitou as conversações, que o Irã considera cruciais para que sua economia possa suspender algumas das esmagadoras sanções econômicas que enfrenta.
O líder supremo não insistiu em nenhum nível específico de enriquecimento nuclear. Atualmente, o país enriquece urânio em até 60% – um passo curto e técnico em relação aos níveis de grau de armamento.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.
Por: Estadão Conteúdo
Esta segunda-feira terá o poderá revelar forças internas, ajudando a enxergar com mais clareza quais…
Hernán Crespo apareceu bem mais leve para a entrevista coletiva após o São Paulo fazer…
Sonhando em retornar à Série A no ano seguinte ao rebaixamento, o Cuiabá recebeu o…
Novak Djokovic iniciou da melhor maneira possível sua busca para entrar no seleto grupo com…
O São Paulo bateu o Atlético-MG, que poupou seus titulares, por 2 a 0 neste…
Em vias de entrar para o grupo de construtores na Fórmula 1, a Cadillac começa…
This website uses cookies.