Categories: Últimas Notícias

Líder do PL na Câmara alega imunidade parlamentar para não responder a Dino


O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), alegou imunidade parlamentar para não responder à intimação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que solicitava explicações sobre declarações do parlamentar a respeito do acordo para distribuição de emendas de comissões.

“Na qualidade de deputado federal e líder do Partido Liberal – PL, amparado no disposto no art. 53 da Constituição Federal, consigno que fico eximido de apresentar quaisquer explicações sobre o conteúdo da referida entrevista, concedida exclusivamente no âmbito do exercício do mandato parlamentar”, escreveu Sóstenes em ofício enviado ao ministro do STF.

O artigo 53 garante imunidade parlamentar aos deputados e senadores, impedindo que sejam responsabilizados civil ou penalmente por opiniões, palavras ou votos. Cavalcante também mencionou o parágrafo 6.º do mesmo artigo, que o isenta de testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em função do cargo.

A solicitação do ministro Flávio Dino, com prazo de 48 horas, ocorreu depois do líder do PL dizer, ao jornal O Globo, estar disposto a romper o acordo estabelecido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para a distribuição de emendas das comissões permanentes da Casa. A medida, segundo ele, seria tomada caso não fosse pautado o projeto que concede anistia aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro.

O acordo vigente prevê que o partido responsável pela presidência da comissão fica com 30% dos recursos, enquanto os outros 70% serão destinados às demais bancadas da Casa.

O ministro Flávio Dino afirmou que o rompimento do acordo citado pelo parlamentar não condiz com o que foi formalmente estabelecido entre os Três Poderes.

Segundo o magistrado, as declarações podem indicar a existência de um arranjo que desvirtua o uso legítimo das emendas parlamentares, reeditando práticas características do chamado “orçamento secreto”, mecanismo de distribuição de recursos públicos sem transparência, revelado pelo Estadão, em maio de 2021, e posteriormente vetado pelo STF.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Veja como manicures e nail designers podem se destacar nas tendências de 2026

Grandes, pequenas, coloridas ou nudes, as unhas estão cada vez mais versáteis — e, a…

5 minutos ago

5 receitas de moqueca vegetariana fáceis de fazer

Autenticamente nacional, a moqueca é um prato com influências indígenas, africanas e portuguesas. Proveniente de…

7 minutos ago

Veja as tendências de cabelos que marcaram a SPFW

A 60ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW) mostrou que a beleza segue um…

8 minutos ago

João Fonseca vence estreia contra atual campeão do ATP 500 da Basileia

O tenista brasileiro João Fonseca, de 19 anos, desbancou o atual campeão do ATP 500 da…

11 minutos ago

Aneel aprova liberação de recursos para 4 projetos de hidrogênio de baixo carbono

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 21, quatro projetos de hidrogênio…

13 minutos ago

Quanto movimentam ‘lojas’ de drogas do PCC em SP?

A megaoperação da Polícia Civil de São Paulo que prendeu 17 integrantes do Primeiro Comando…

21 minutos ago

This website uses cookies.