Por Redação, O Estado de S. Paulo – 19/04/2025 18:02
O agricultor e líder do assentamento Virola-Jatobá Ronilson de Jesus Santos foi morto a tiros na sexta-feira, 18, no quintal de sua casa no interior do Pará, no município de Anapu. A informação foi divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf).
A região, marcada por conflitos agrários, é a mesma em que a missionária Dorothy Stang foi assassinada em 2005. Santos era presidente da associação do manejo no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola-Jatobá, idealizado por Stang, na Comunidade Vale do Pacuru.
Em nota, a Polícia Civil do Pará informou que a Delegacia de Conflitos Agrários (DECA) de Altamira apura as circunstâncias e a motivação do crime e que equipes estão trabalhando para identificar e localizar os suspeitos. Perícias foram solicitadas para auxiliar nas investigações.
O ministro do desenvolvimento agrário e agricultura familiar, Paulo Teixeira, prestou solidariedade à família – Ronilson deixou a esposa e três filhos pequenos – e afirmou ter solicitado à ministra dos direitos humanos, Macaé Evaristo, para incluir o assentamento e o acampamento do Vale do Pacuru no Programa de Proteção de Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos.
O secretário de Segurança do Pará, Ualame Machado, também teria se comprometido a enviar agentes ao local para investigar e proteger os agricultores da região.
Por: Estadão Conteúdo
A "chuva" de papel picado que tomou conta do gramado do Beira-Rio na noite desta…
Muitas pessoas se dedicam horas na academia, seguem uma rotina ativa, mas ainda assim não…
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o julgamento no plenário virtual…
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu que a Corte…
A atriz Sydney Sweeney comentou pela primeira vez sobre o polêmico sabonete feito com sua…
A linhaça é uma semente conhecida por seus múltiplos benefícios à saúde. Rica em fibras,…
This website uses cookies.