Lagarde diz que decisão do BCE foi unânime e que política monetária segue eficaz


A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira, 30, que a decisão de manter as taxas de juros inalteradas foi unânime. “Tudo o que vemos na transmissão monetária sugere que ela é eficaz e está ocorrendo no tempo esperado”, disse Lagarde, destacando que o BCE continua observando os efeitos dos aumentos anteriores de juros sobre a economia da zona do euro.

Durante coletiva de imprensa, ela acrescentou que um dos riscos que “ainda não se materializou” vem de “gargalos e interrupções nas cadeias de suprimentos”, que poderiam pressionar a inflação caso voltassem a ocorrer.

A reunião desta quinta-feira foi realizada excepcionalmente em Florença, na Itália. O presidente do Banco da Itália e membro do BCE, Fabio Panetta, afirmou que “as condições subjacentes da economia italiana melhoraram”, após a divulgação do PIB estável no terceiro trimestre em relação ao período anterior.

Panetta também comentou sobre o avanço do euro digital, ressaltando que “o custo de adoção não é muito alto” e que a iniciativa deve fortalecer a integração financeira no bloco.

Incertezas

Christine Lagarde afirmou também nesta quinta-feira que recentes avanços diplomáticos e comerciais contribuíram para aliviar parte dos riscos ao crescimento da economia da zona do euro. “O acordo EUA-UE, o cessar-fogo no Oriente Médio e o progresso nas negociações entre EUA e China mitigaram parte dos riscos de crescimento econômico”, disse.

Apesar do alívio, Lagarde ponderou que “alguns dos riscos negativos para o crescimento diminuíram, mas não tenho a mesma conclusão para a inflação”. Segundo ela, “ainda estamos em um período de grande incerteza, e muitos riscos resultam de políticas e da implementação de políticas”, sem dar mais detalhes.

Durante coletiva de imprensa, a dirigente afirmou que o BCE está “em uma boa posição do ponto de vista de política monetária”, mas ressaltou que esse bom lugar “não é fixo” e que a instituição “fará o que for necessário para permanecer em uma boa posição, com base nos dados”.

Lagarde também abordou o papel da tecnologia na economia, destacando que as empresas estão avançando com investimento em inteligência artificial (IA), embora o impacto dessa transformação no mercado de trabalho “ainda deva levar um tempo” para se materializar.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Tesla fará recall de alguns cybertrucks devido ao risco de descolamento da barra de luz

A Tesla fará recall de alguns cybertrucks 2024 com o acessório de barra de luz…

3 minutos ago

SeInfra executa obra emergencial para conter erosão na “Praça da Baixada”

A Prefeitura de Goianésia iniciou, nesta quinta-feira (30), uma obra emergencial para conter uma erosão…

3 minutos ago

saldo líquido de setembro é positivo em 213.002 vagas, acima da mediana do mercado

O mercado de trabalho brasileiro criou 213.002 novos empregos formais em setembro, segundo dados do…

12 minutos ago

Verstappen curte folga em Brasília ao lado do sogro Piquet antes do GP de São Paulo

Poucas horas após finalizar o Grande Prêmio do México, Max Verstappen chegou ao Brasil para…

14 minutos ago

Ex-diretor do Inpe demitido por Bolsonaro assume vaga de Boulos na Câmara

O ex-diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Ricardo Galvão (Rede-SP) assumiu…

15 minutos ago

Polícia Militar recaptura foragido da Justiça no Bairro Boa Vista

A Polícia Militar de Goianésia recapturou um foragido da Justiça pelo crime de roubo (Art.…

17 minutos ago

This website uses cookies.