O Kremlin afirmou nesta segunda-feira, 28, que as relações com a Coreia do Norte continuarão a se desenvolver “dinamicamente em todas as áreas”, após a participação de tropas norte-coreanas no combate a uma incursão ucraniana na região russa de Kursk. Em comunicado oficial, o governo russo destacou que suas Forças Armadas “derrotaram completamente” os grupos ucranianos que invadiram o território, encerrando o que classificou como uma “provocação criminosa” de Kiev.
A Rússia expressou confiança de que os laços entre Moscou e Pyongyang, “aprofundados no campo de batalha”, seguirão se fortalecendo. “Estamos certos de que a amizade, a boa vizinhança e a cooperação entre nossas nações se desenvolverão com sucesso e dinamismo em todas as direções”, afirmou o texto.
Segundo o Kremlin, unidades do exército da Coreia do Norte participaram ativamente da operação, em conformidade com o “Tratado de Parceria Estratégica Abrangente” assinado entre os dois países em junho de 2024. O comunicado citou o artigo 4 do acordo, que prevê “assistência militar imediata em caso de ataque armado” a uma das partes.
“Os amigos coreanos agiram com base em um senso de solidariedade, justiça e verdadeira camaradagem”, destacou o Kremlin, acrescentando que a Rússia está “profundamente grata” ao líder Kim Jong Un, ao governo e ao povo norte-coreano. Moscou também elogiou o “heroísmo, treinamento e dedicação” dos soldados da Coreia do Norte, que lutaram “ombro a ombro” com as tropas russas.
“O povo russo nunca esquecerá o feito dos combatentes de elite coreanos. Honraremos eternamente seus heróis, que deram suas vidas pela Rússia e por nossa liberdade comum, assim como nossos irmãos de armas”, concluiu o comunicado.
Por: Estadão Conteúdo
O início do ano costuma trazer mudanças importantes na rotina dos goianos, como novos contratos…
Semear Social entrega insumos, orientações técnicas sobre correção e manejo do solo, e contribui para…
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne nesta quarta-feira, 28,…
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta terça-feira, 27, sua filiação ao Partido Social…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Central de Flagrantes e Pronto Atendimento ao…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de possibilidade de chuvas intensas para…
This website uses cookies.