A Justiça da Espanha negou, nesta quarta-feira, 11, novo recurso de extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, o que deve finalizar as chances do influencer ser enviado ao Brasil. Eustáquio é foragido da Justiça brasileira, suspeito de ter colaborado e planejado a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro.
As acusações contra ele incluem tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, incitação ao crime e associação criminosa.
O Poder Judiciário da Espanha negou a extradição de Eustáquio por considerar que o pedido do STF teve “motivação política”. Além disso, a legislação espanhola não prevê o crime de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito e golpe de Estado, o que inviabilizaria que ele fosse criminalizado no país.
Em maio, a Espanha já havia rejeitado uma segunda tentativa do governo brasileiro de extraditar o blogueiro. Na ocasião, a 3ª Seção da Sala Penal da Audiência Nacional da Espanha entendeu que o Brasil não tinha legitimidade para recorrer e fazer o pedido novamente. Apenas o Ministério Público do país europeu poderia apresentar recurso contra a decisão e questionar o impedimento de extradição.
Em abril, em um episódio relacionado ao caso, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), impediu a extradição de um traficante búlgaro, a pedido da Espanha, sob o princípio da reciprocidade. A manobra gerou embates sobre sua legalidade.
Por: Estadão Conteúdo
A Direção-Geral da Polícia Civil de Goiás realizou, na tarde desta terça-feira (16), a entrega…
As ceias de Natal e Ano-Novo são momentos mágicos que levam as festas de fim…
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que o horário do segundo jogo da final…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de…
Lançada em 2016, a série “Stranger Things” é um sucesso mundial da Netflix. Com um…
O vice-governador Daniel Vilela (MDB) lidera com ampla vantagem a disputa pelo governo de Goiás…
This website uses cookies.