Justiça da França define que ex-presidente Nicolas Sarkozy será preso no dia 21 de outubro


A Justiça da França definiu nesta segunda-feira, 13, que o ex-presidente Nicolas Sarkozy, de 70 anos, será preso no dia 21 de outubro, após ter sido condenado a cinco anos de prisão por associação criminosa no caso de um suposto financiamento ilegal de sua campanha presidencial de 2007, com dinheiro do então líder da Líbia, Muammar Kadafi, em troca de favores diplomáticos.

Sarkozy negou as acusações, classificou o veredicto como “um escândalo” e entrou com recurso. Ele ficará detido no presídio de La Santé, em Paris, e será o primeiro ex-presidente da França moderna condenado a cumprir pena atrás das grades.

O julgamento ocorreu no final de setembro. O tribunal de Paris responsável pelo caso considerou que os ex-ministros Claude Guéant e Brice Hortefeux conspiraram para buscar financiamento da Líbia para a campanha de Sarkozy em 2007, mas que não era possível provar que o ex-presidente estava diretamente envolvido nessas ações ou que qualquer dinheiro líbio chegou a ser usado na disputa eleitoral, que terminou com a vitória do político conservador.

O juiz principal disse que Sarkozy permitiu que pessoas próximas a ele entrassem em contato com as autoridades líbias “para obter ou tentar obter apoio financeiro na Líbia com o propósito de garantir financiamento de campanha”.

Apesar de permitir que Sarkozy recorra da decisão, a Justiça exigiu que ele fosse preso “sem demora” devido a “gravidade do abalo à ordem pública causado pelo crime”. Ao tribunal de Paris, o ex-presidente afirmou que as acusações são “politicamente motivadas e baseadas em provas forjadas” e denunciou uma “conspiração” que, segundo ele, foi orquestrada por “mentirosos e vigaristas”, incluindo o “clã de Kadafi”.

Após ser preso, Sarkozy pode pedir para responder em liberdade. Os juízes terão então até dois meses para processar o pedido.

Em junho deste ano, o conservador perdeu sua medalha da Legião da Honra, a maior condecoração da França, após sua condenação por corrupção e tráfico de influência por tentar subornar um juiz, em 2014, em troca de informações sobre um caso no qual ele era citado.

Sarkozy também já foi condenado a um ano de prisão por financiamento ilegal de campanha em sua tentativa fracassada de reeleição em 2012, mas recorreu e aguarda o julgamento do recurso. (Com agências internacionais)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 16/12/2025

Nesta terça-feira, os movimentos astrológicos tenderão a impactar cada signo de forma singular, intensificando emoções…

4 horas ago

Lançamentos da semana: o que chega à Netflix, ao Disney+ e ao Prime Video entre 15 e 21 de dezembro

A terceira semana de dezembro chegou trazendo não apenas a contagem regressiva para o Natal,…

11 horas ago

Mais ovo em 2026: 5 receitas para inserir na rotina

A chegada de um novo ano inspira mudanças, novos hábitos e escolhas mais conscientes à…

11 horas ago

Roteiro de Los Angeles: veja o que fazer na cidade em 1 dia

Los Angeles é famosa por servir de cenário para filmes como “Uma Linda Mulher”, “Pulp…

11 horas ago

4 características do cachorro da raça spaniel japonês

O spaniel japonês, também chamado de chin, é uma raça repleta de história, charme e…

12 horas ago

Mundial de Clubes de vôlei masculino começa neste terça-feira em Belém

O Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), será palco do Mundial de Clubes…

12 horas ago

This website uses cookies.