Categories: Últimas Notícias

Juscelino Filho reassume mandato na Câmara e suplente perde a vaga como deputado


Com a demissão do agora deputado federal e ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta terça-feira, 8, motivada pela denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção, o deputado federal Ivan Junior (União-MA) vai deixar a Câmara após um mandato de dois meses como suplente.

Ivan assumiu o cargo no dia 1° de janeiro após o deputado federal Dr. Benjamin (União-MA), que era o suplente de Juscelino desde que ele assumiu o Ministério das Comunicações, ser empossado como prefeito de Açailândia, no interior do Maranhão.

Na eleição de 2022, Ivan teve 6.647 votos (0,18% dos votos válidos), sendo essa a estreia dele na política. Juscelino, por sua vez, foi o quarto candidato mais votado no Estado com 142.219 votos (3,84% dos votos válidos).

Ele assumiu a suplência de Juscelino poucos meses após enfrentar outra derrota eleitoral. Ele se candidatou ao cargo de vereador em São Luís e conquistou 1.967 votos (0,34% dos votos válidos). Com o resultado, ele não conseguiu uma das 31 vagas da câmara da capital maranhense e, assim como em Brasília, se tornou suplente.

Antes de assumir o mandato na Câmara, Ivan era advogado e estivador. A base eleitoral dele fica em São Luís, onde presidiu a Associação Comunitária Itaqui Bacanga (ACIB), uma ONG comunitária, e o Sindicato dos Estivadores entre 2017 e 2020.

Nas redes sociais, Ivan se apresenta opositor ao prefeito da capital, Eduardo Braide (Podemos) e aliado de políticos tradicionais do Estado como o governador Carlos Brandão (PSB), o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP) e do próprio ex-ministro das Comunicações. Após o suplente assumir a vaga, Juscelino postou uma foto ao lado dele e desejou “sucesso na nova missão”.

Na curta estadia na Câmara, Ivan protocolou três projetos de lei. O primeiro busca reduzir a jornada de trabalho para, no máximo, oito horas diárias e 40 horas semanais, o segundo evitar taxas adicionais em ingressos de meia-entrada e o último pretendia aumentar as penas para crimes envolvendo pornografia infantil e outros crimes sexuais contra menores de idade.

As três propostas aguardam por um despacho do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tramitar pela Casa.

Juscelino pediu demissão nesta terça-feira, 8, após a PGR denunciar ele a partir de um relatório da Polícia Federal (PF) onde ele foi indiciado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Em nota, a defesa dele diz que o agora ex-ministro é inocente.

A denúncia da PGR foi baseada em uma série de reportagens do Estadão que, desde o início do governo Lula, revelou irregularidades envolvendo custeio de obras para benefício próprio com recursos do orçamento secreto.

O Ministério das Comunicações faz parte da cota da bancada do União Brasil na Câmara. Com a saída, nomes estão sendo estudados pela sigla para substituir Juscelino. O nome provável para ocupar o cargo é o do líder do partido da Casa, Pedro Lucas Fernandes (MA).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

7 sobremesas geladas para o Natal

Sobremesas geladas são a escolha perfeita para o Natal. Isso porque elas trazem um equilíbrio…

8 minutos ago

7 dicas para aproveitar as ceias de fim de ano sem culpa

As comidas são um dos principais atrativos das festas de fim de ano, marcadas por…

36 minutos ago

Campinas enfrenta italiano Perugia na semi Mundial de Clubes de Vôieli

O Vôlei Renata, de Campinas (SP), será o representante brasileiro nas semifinais do Mundial de…

58 minutos ago

Campinas enfrenta italiano Perugia na semi Mundial de Clubes de Vôieli

O Vôlei Renata, de Campinas (SP), será o representante brasileiro nas semifinais do Mundial de…

1 hora ago

Guia para a maquiagem que resiste à maratona de fim de ano

O fim de ano chega com aquela tradicional maratona de festas: tem confraternização do trabalho,…

1 hora ago

Spitz alemão e volpino italiano: 7 diferenças entre as raças

O spitz alemão e o volpino italiano são cachorros que, à primeira vista, podem facilmente…

2 horas ago

This website uses cookies.