O juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito subiu 6,1 pontos porcentuais entre junho e julho, de 440,5% (dado revisado) para 446,6% ao ano, informou o Banco Central nesta quarta-feira, 27.
A taxa do parcelado passou de 182,5% para 181,7% ao ano. Considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 88,8% (dado revisado) para 88,1%.
O Congresso definiu em lei que os juros do rotativo e do parcelado não poderiam ultrapassar 100% do principal da dívida. O teto para os juros e encargos da modalidade passou a valer em janeiro de 2024.
As taxas apresentadas pelo BC podem sugerir que os bancos estejam descumprindo a lei, mas o que acontece é apenas um registro estatístico.
Para chegar às taxas anuais, a autoridade monetária extrapola o juro cobrado ao mês pela instituição financeira para o ano. Essa taxa nem sempre é efetivada, já que os consumidores normalmente ficam “pendurados” no cartão por apenas dias ou semanas.
O BC não pretende descontinuar essa série histórica, que serve como referência para mostrar a velocidade de aumento ou redução dos juros e também é um dos componentes para se chegar à taxa cobrada pelo sistema como um todo.
Por: Estadão Conteúdo
O São Paulo apresentou, nesta quarta-feira, uma nova camisa em homenagem ao uruguaio Juan Izquierdo,…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de…
Às vésperas da apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, o Tribunal…
O empresário Marcelo Marques desistiu de concorrer à presidência do Grêmio. Ele já era tido…
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Ministério da Previdência Social apresente,…
Bruno Henrique, do Flamengo, terá calendário apertado nos tribunais. O jogador, réu na Justiça comum…
This website uses cookies.