Categories: BRASIL

Junho Vermelho: cada doação de sangue pode salvar até 4 vidas

A campanha nacional Junho Vermelho promove a conscientização sobre a doação de sangue em todo o Brasil. No período, geralmente, os estoques dos hemocentros ficam em estado crítico – tendo em vista que as doações diminuem durante o inverno. De janeiro a maio de 2025, 831.518 bolsas de sangue foram coletadas no país. Nos últimos dois anos, houve um aumento de 1,9% no número de coletas – em 2023 foram 3.248.737 e 3.310.025 em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde. 

De acordo com o ministério, 1,4% da população brasileira doa sangue – equivalente a 14 pessoas a cada mil habitantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que cada país tenha uma população doadora entre 1% e 3%.

A Saúde lançou a campanha “Doe Sangue. Você Pode” no último dia 14 de junho – data em que é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo da iniciativa é incentivar a doação regular de sangue voluntária.

Gesto silencioso que salva vidas

Doar sangue é um gesto silencioso e solidário que demonstra empatia e senso de coletividade, já que a doação pode salvar vidas. O hematologista do Hospital Palmas Medical, Carlos Alberto Rodrigues, de Palmas (TO), explica que uma única doação pode salvar até 4 vidas

O especialista esclarece que o sangue passa por um processo em que seus componentes são divididos em quatro partes – glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma e crioprecipitado – as quais são utilizadas em diferentes tipos de tratamentos e emergências. Carlos Alberto explica, ainda, que cada componente possui uma função específica no corpo humano.

“Assim que a doação é feita, a bolsa de sangue passa por um processo de fracionamento, em que o sangue é separado em quatro partes. O concentrado de hemácias, o concentrado de plaquetas, o plasma fresco e o crioprecipitado, que é um concentrado de proteínas. Cada uma dessas partes separadas pode ser direcionada para um paciente, de acordo com sua necessidade”, destaca o hematologista.

Ele reforça que não há um substituto para o sangue, ou seja, a única forma da sua disponibilidade para quem mais precisa é a partir do ato voluntário de doar.

“A doação de sangue é fundamental para garantir o tratamento de muitas pessoas, como nas doenças do sangue, os pacientes que irão realizar grandes cirurgias, as vítimas de acidentes e as que estão em tratamento contra o câncer. Portanto, a doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas”, reforça  Carlos Alberto.

Quem pode doar sangue?

O hematologista explica que os requisitos para doação de sangue são semelhantes nos hemocentros. Em geral, o doador precisa estar saudável, sentindo-se bem e sem apresentar sintomas de alguma doença – como gripes, resfriados e diarreia.

Confira as demais condições básicas para doar sangue:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar no mínimo 50 quilos;
  • Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e ter dormido bem na noite anterior à doação

Existem, ainda, condições que impedem a doação, conforme informações do Hemocentro de Brasília. Veja quais:

  • Em caso de gripe ou resfriado, o doador deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Covid-19: aguardar 10 dias (sem sequelas);
  • Dengue clássica: impedimento de 30 dias; hemorrágica: 6 meses.

Veja onde doar sangue:

De acordo com o Ministério da Saúde, o país conta com 32 hemocentros estaduais, além dos serviços de hemoterapia regionais e municipais que são serviços públicos de hemoterapia, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e componentes.

Brasília 

De 7 a 21 de junho, doadores com sangue O- (O negativo) terão senha preferencial no Hemocentro de Brasília. A ação reforça o Junho Vermelho e homenageia o Dia Mundial do Doador. O tipo sanguíneo é universal para emergências, ou seja, doa para qualquer outro tipo.

Espírito Santo

O estoque de sangue segue em estado crítico e em alerta no Centro de Hematologia e Hemoterapia do do Espírito Santo (Hemoes), segundo dados divulgados dia 17 de junho em uma rede social do centro.

Rio Grande do Sul

Conforme a Secretaria de Saúde Estado do Rio Grande do Sul, a ação conjunta entre o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) e os Hemocentros Regionais de Pelotas, Caxias do Sul, Alegrete, Passo Fundo, Santa Rosa e Santa Maria contribuíram para deixar os estoques do estado em níveis satisfatórios. A ação ocorreu dia 14 de junho.
 

Brasil 61

Recent Posts

Ministério Público obtém liminar para retirada imediata de estrutura de metal em espaço público de Goianésia

Após ação do Ministério Público de Goiás (MPGO), a Justiça determinou a retirada imediata de…

2 horas ago

4 orações para o Dia de São Francisco Xavier

Em 3 de dezembro é celebrado o Dia de São Francisco Xavier, um dos santos…

2 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Valdeir Cândido Sabino, ocorrido nesta terça-feira, 02,…

2 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 03/12/2025

Nesta quarta-feira, as forças celestes formarão um cenário dinâmico, influenciando cada nativo de modo distinto.…

8 horas ago

Mirassol faz história com vaga direta para Copa Libertadores

O Mirassol fez história nesta terça-feira (2) no Campeonato Brasileiro. Com a vitória de 2…

10 horas ago

Flamengo domina seleção da Copa Libertadores

O Flamengo domina a seleção da última Copa Libertadores da América. O Rubro-Negro da Gávea,…

11 horas ago

This website uses cookies.