Júlio Baptista vê discriminação contra treinadores negros na Europa: ‘Menos oportunidades’


Festejado por torcidas de clubes como São Paulo, Roma e Sevilla nos tempos de jogador, Júlio Baptista tem dedicado seu tempo a procurar um time para treinar e, algum dia, comandar algum gigante da Europa na beira do gramado. Além da forte concorrência, porém, o ex-atleta de 44 anos vê o fato de ser negro como um obstáculo adicional para concretizar seu sonho.

“Não sei (se há racismo). Mas é um fato. Quantos treinadores negros você vê nas cinco principais ligas (da Europa)? Eu não vejo muitos. Gostaria de pensar que é apenas uma coincidência, mas infelizmente acho que não. Há menos oportunidades”, comentou o ex-jogador em entrevista ao diário italiano “Gazzetta dello Sport“.

Nos últimos anos, Júlio Baptista mergulhou nos estudos em Madri, onde vive com a família, em busca de uma oportunidade para atuar como técnico. Recentemente, ele recusou uma proposta para assumir a equipe sub-19 do Real Madrid, clube que defendeu na época dos “galácticos”, na esperança de alçar voos maiores no futebol profissional e, no futuro, abrir portas para outros treinadores negros.

“Eu gostaria de ser treinador, mas nós, negros, somos penalizados”, disse ao veículo italiano. “Espero ser eu quem vai reverter essa tendência. Nunca diga nunca”, acrescentou o atleta, que está sem clube desde que foi demitido do comando das categorias de base do Real Valladolid, no ano passado.

Em entrevista ao Estadão em maio deste ano, Júlio Baptista se mostrou aberto a mercados secundários a fim de ganhar experiência após tentativas frustradas de inserção no mercado europeu.

“Quando nós saímos (do Valladolid), eu acabei por não abrir para o mercado exterior (em relação à Espanha), para o Brasil. Eu queria continuar aqui e acredito que o potencial de ligas aqui é um pouco superior. E me daria, sobretudo, uma importância se eu começar daqui, mas, as coisas às vezes não acontecem da maneira e da forma como nós queremos, né?”, disse. “O que nós estamos fazendo hoje é ampliar esse mercado e abrindo um pouco.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

4 características do cachorro da raça volpino italiano

Originário da Itália, o volpino italiano é uma raça de aparência encantadora e história milenar.…

55 minutos ago

Sebrae e Hub Goiás Rio Verde promovem 1ª Maratona de Inovação para impulsionar o comércio local | ASN Goiás

O Sebrae Goiás, em parceria com o Hub Goiás Rio Verde, realizou no último sábado…

58 minutos ago

Energias de 2026: veja como se preparar para o próximo ano

O ano de 2026 chegará com uma força própria, carregado de uma vibração que une…

2 horas ago

12 hábitos que estão desidratando o seu corpo sem que você perceba

A desidratação é muito mais comum do que parece e não depende só de “beber…

3 horas ago

5 lançamentos imperdíveis da Netflix em janeiro de 2026

Janeiro promete agitar o catálogo da Netflix com uma seleção diversificada de produções que atendem…

4 horas ago

7 receitas de doces de Natal tradicionais

O Natal é um período dedicado para reunir os familiares e amigos, criando momentos inesquecíveis…

5 horas ago

This website uses cookies.