Categories: Últimas Notícias

Julgamento de Bolsonaro no STF pode transformá-lo em um mártir, diz ‘Financial Times’


O jornal britânico Financial Times classificou como “arriscado” o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em reportagem publicada nesta terça-feira, 1º. Segundo o periódico, o processo pode “elevar o perfil político” do ex-presidente e até mesmo “transformá-lo em um mártir”. Em entrevista ao jornal, o ex-presidente alegou que está sendo alvo de perseguição política.

“Eles querem remover qualquer possibilidade de o meu nome estar na cédula no ano que vem”, disse Bolsonaro, que acusou o Judiciário de estar “completamente alinhado” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A reportagem também cita a mudança do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, para os Estados Unidos, afirmando que o caso ganhou uma “dimensão internacional”. O deputado pediu licença do mandato na Câmara dos Deputados para “buscar sanções aos violadores dos direitos humanos” no país norte-americano.

Segundo o jornal, os esforços de Eduardo “parecem estar dando resultado”, ao mencionar a carta enviada pelos congressistas norte-americanos Rich McCormick e Maria Elvira Salazar à Casa Branca pedindo o banimento do ministro Alexandre de Moraes do território americano.

O Financial Times ressalta ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) “acumulou um extraordinário poder na última década”, mas que a Corte foi “prejudicada” por decisões “contenciosas”, entre elas, a condenação e posterior anulação das penas do presidente Lula. O jornal britânico descreve Moraes como um dos “juízes mais controversos” do tribunal e destaca o fato de ele ser, ao mesmo tempo, relator e vítima em um dos processos contra Bolsonaro.

A reportagem também relembra o caso da cabeleireira Débora Rodrigues, acusada por ter pichado a estátua da Justiça com batom durante os ataques do 8 de janeiro. Moraes, relator do caso, e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação da ré a 14 anos de prisão em regime inicialmente fechado.

No último dia 24, o ministro Luiz Fux pediu vista e suspendeu o julgamento de Débora. Fux explicou que precisa de mais tempo para analisar a dosimetria da pena e sinalizou que pode sugerir uma redução.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Romildo Alves de Sousa, ocorrido neste sábado,…

3 minutos ago

5 receitas de sobremesas na taça práticas e gostosas

As sobremesas na taça despertam os sentidos, conquistando os olhos e paladar. Versáteis, agradam até…

4 minutos ago

Países cumprimentam Ucrânia por aniversário da independência e buscam reforçar laços bilaterais

Os líderes de Estados Unidos, China, França e Reino Unido, entre outras partes, cumprimentaram a…

19 minutos ago

Seleção feminina leva susto, mas vira sobre a França e avança às oitavas no Mundial de vôlei

Depois de arrasar a Grécia na estreia do Mundial de vôlei, a seleção brasileira feminina…

20 minutos ago

O que Trump tem para aparecer, de novo, usando maquiagem na mão?

Por Redação O Estado de S. Paulo - 24/08/2025 11:33 O presidente dos Estados Unidos,…

31 minutos ago

Tarot semanal: previsão para os signos de 25 a 31 agosto de 2025

O Tarot é uma ferramenta milenar de autoconhecimento, que auxilia na compreensão dos ciclos da…

43 minutos ago

This website uses cookies.