Categories: Últimas Notícias

Juíza dos EUA detida e acusada por ajudar imigrante é suspensa pela Suprema Corte de Wisconsin


Por Redação O Estado de S. Paulo – 30/04/2025 07:41

A Suprema Corte de Wisconsin suspendeu, nesta terça-feira, 29, a juíza de Milwaukee, que chegou a ser detida pelo FBI, acusada de obstruir os esforços para a prisão de um imigrante mexicano.

A Corte proibiu Hannah Dugan de exercer suas funções e poderes judiciais temporariamente. Nenhum dos integrantes da Suprema Corte do Estado – onde os progressistas têm maioria de 4 a 3 – manifestou discordância.

A decisão não assinada de duas páginas afirma que o tribunal agiu “para manter a confiança do público no Judiciário do Estado”. A ordem permanecerá em vigor até que a Corte se pronuncie novamente.

Em nota, a defesa de Hannah Dugan disse estar decepcionada com a suspensão unilateral. “Continuamos a afirmar a inocência da juíza Dugan e aguardamos sua absolvição em tribunal”, disseram os advogados.

A juíza foi detida pelo FBI na sexta-feira e acusada pelo Departamento de Justiça de obstruir a operação para prisão de um imigrante venezuelano. Ela teria orientado Eduardo Flores Ruiz, que estava em sua sala de audiências, a sair pela porta lateral após saber que agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE) estavam no tribunal e buscavam prendê-lo.

O imigrante foi detido logo em seguida.

A acusação apresentada pelo Departamento de Justiça contra Hannah Dugan indica que os agentes do ICE não apresentaram mandado de prisão para Eduardo Flores Ruiz. Ela então recomendou que procurassem o chefe do tribunal e, nesse meio tempo, dispensou o imigrante procurado.

O diretor do FBI, Kash Patel, acusou Hannah de “intencionalmente desviar” agentes federais que chegaram ao tribunal para prender o imigrante. Ela foi liberada logo após a acusação do Departamento de Justiça e responde em liberdade.

O processo contra Hannah Dugan ocorre no momento em que o governo Donald Trump pressiona os promotores a investigar e, potencialmente, indiciar as autoridades que impeçam ações para reprimir a imigração.

A Casa Branca entrou em embate com juízes que bloquearam seus esforços e desafiou decisões contrárias aos planos de deportação. No discurso em que celebrou os 100 dias de governo, Donald Trump se voltou contra juízes, que chamou de “comunistas” e “radicais de esquerda”.

“Os juízes estão tentando tirar o poder dado ao presidente para manter o nosso país seguro”, disse Trump a apoiadores no Michigan nesta terça-feira (29). Com agências internacionais.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

CRB tem dois gols anulados, empata com a Ferroviária e perde a chance de colar no G-4

O CRB frustrou sua torcida nesta segunda-feira, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). Ficando…

1 hora ago

Lula parabeniza Cabo Verde por inédita vaga na Copa do Mundo: ‘Motivo de grande alegria’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reservou um tempo na agenda para parabenizar Cabo…

2 horas ago

Cabo Verde garante vaga inédita na Copa do Mundo

A seleção de Cabo Verde conquistou pela primeira vez na história a classificação para uma…

2 horas ago

Presidente da Fifa revela plano para ajudar na reconstrução do futebol em Gaza e na Palestina

No dia do anúncio do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, Gianni Infantino, presidente da…

3 horas ago

Apple TV+ faz mudança sutil no nome

Por Redação O Estado de S. Paulo - 13/10/2025 21:56 A Apple alterou o nome…

3 horas ago

This website uses cookies.