Categories: Últimas Notícias

Juiz ameaça processar a Casa Branca por desobedecer ordem sobre deportações


Por Redação, O Estado de S. Paulo – 16/04/2025 18:36

Um juiz federal afirmou nesta quarta-feira, 16, que encontrou causa provável para condenar o governo Trump por desacato criminal ao violar as ordens judiciais para retornar aviões de deportados que foram enviados a El Salvador.

O juiz distrital dos EUA, James E. Boasberg, disse que poderia abrir um processo contra a Casa Branca, caso o governo continue ignorando as suas ordens judiciais.

“A Constituição não tolera a desobediência deliberada de ordens judiciais – especialmente por funcionários de um poder coordenado que tenham feito um juramento de cumpri-la”, escreveu Boasberg.

Escalada

A decisão do juiz marca uma escalada na batalha entre o Judiciário e Executivo sobre os poderes do presidente para executar as principais prioridades da Casa Branca. Trump pediu o impeachment de Boasberg, enquanto o Departamento de Justiça acusou o juiz de extrapolar sua autoridade.

Boasberg, que foi indicado para a magistratura federal pelo presidente democrata Barack Obama, ordenou ao governo no mês passado que não deportasse ninguém sob a Lei de Inimigos Estrangeiros. Trump invocou a lei de guerra de 1798 sobre o que alegou ser uma invasão da gangue venezuelana Tren de Aragua.

Quando Boasberg foi informado de que já havia aviões com destino a El Salvador, que concordou em abrigar imigrantes deportados em uma prisão de segurança máxima, o juiz disse que a aeronave precisava ser devolvida aos Estados Unidos. Mas horas depois, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que os deportados haviam chegado ao seu país.

O governo Trump argumentou que não violou nenhuma ordem e disse que o juiz não incluiu a diretiva de retorno em sua ordem escrita.

No início deste mês, a Suprema Corte anulou a ordem temporária de Boasberg que bloqueava as deportações sob a Lei de Inimigos Estrangeiros, mas afirmou que os imigrantes devem ter a chance de contestar suas remoções antes de serem deportados. A maioria conservadora afirmou que as contestações legais devem ocorrer no Texas, e não em um tribunal de Washington. (COM INFORMAÇÕES DA AP)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Huawei recua em lucro, avança em receita e diz que empresa já é ‘independente dos EUA’

O lucro líquido da chinesa Huawei Technologies no primeiro semestre do ano recuou para 37,05…

10 minutos ago

Globo lança oficialmente a GE TV e mostra campeonatos e modalidades que vai exibir no Youtube

A Globo lançou oficialmente nesta sexta-feira, 29, a GE TV, novo projeto da emissora para…

12 minutos ago

onde Lula escalar, ‘este jogador vai jogar’

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a sugerir a sua disposição para…

13 minutos ago

PCGO cumpre mandados de busca e apreensão e realiza sequestro de veículo utilizado no crime – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por intermédio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic), com…

17 minutos ago

Atlético-MG anuncia saída do técnico Cuca, oito meses após contratação

Oito meses assumir o comando do Atlético-MG pela quarta vez na carreira, Cuca foi demitido…

18 minutos ago

Camex aplica antidumping em importações de folhas metálicas de aço da China

O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aplicou direito antidumping definitivo por…

20 minutos ago

This website uses cookies.