Jogos Mundiais Universitários começam nesta quarta-feira na Alemanha


Os Jogos Mundiais Universitários 2025 – FISU World University Games 2025 começam oficialmente nesta quarta-feira (16). Em sua 32a edição, a maior competição universitária do mundo será disputada na região do Reno-Rhur, no oeste da Alemanha, com a participação de aproximadamente 8.500 estudantes-atletas de 150 países. Seis cidades vão sediar os jogos: Bochum, Duisburgo, Essen, Mülheim an der Rhur, Hagen e Berlim. A capital alemã é a única que não faz parte do Reno-Rhur.

A cerimônia de abertura começa às 15h (horário de Brasília) –  20h no horário local – na Schauinsland-Reisen-Arena, casa do time de futebol MSV Duisburg. O estádio tem capacidade para 31.500 espectadores, com uma bela acústica. As principais atrações artísticas da noite serão alemães, com a apresentação da cantora Ayliva, ,da banda pop Querbeat e do hip hop de Montez.

A partir de quinta (17), a disputa começa nas 18 modalidades, que serão disputadas em 23 locais de competição. O Brasil viajou com uma delegação de 200 pessoas, e vai atrás das medalhas em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3 em cadeira de rodas, ginástica astística, judô natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.

Há uma boa expectativa por parte da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris, como Henrique Marques do Taekwondo, o time de Basquete Masculino, com atletas que disputam o NBB, a mesatenista Sabrina Miyabara, campeã mundial sub-17 e vice-campeã mundial sub-19, além das participações no judô, natação e atletismo são algumas das esperanças de medalha. Mas este não é o único objetivo da delegação na Alemanha, como explica Alim Neto, presidente da CBDU.

“Não estamos medindo esforços. Estamos fazendo tudo para que nossos atletas tenham o melhor desempenho. Não estamos fazendo projeção de medalhas, queremos que o esporte universitário brasileiro seja bem representado. Estes atletas foram selecionados através de seletivas nacionais, das seleções brasileiras universitárias em convênio com as confederações. O melhor do nosso esporte universitário está aqui na Alemanha para representar o Brasil. Nossos atletas aqui são estudantes-atletas. Eles estão vivenciando o esporte, vendo uma nova forma de conhecer novas culturas, novos países, novas pessoas. Essa integração é muito importante dentro de uma cultura diferente, afirmou o dirigente. 

Os Jogos Mundiais Universitários vão até o dia 27 de junho. Reno-Ruhr é a maior região metropolitana da Alemanha, com uma população que ultrapassa os 11 milhões de habitantes, e é conhecida como um dos principais centros universitários do país.  

* Maurício Costa viajou à Alemanha à convite da CBDU



Fonte: Agência Brasil

Dener Rafael

Recent Posts

‘Porque crianças brancas foram abraçadas e meu filho não?’

Enquanto Raphinha integra a delegação da seleção brasileira, familiares do jogador foram ao parque da…

3 minutos ago

Coreia do Sul manifesta preocupação após detenção de sul-coreanos em fábrica da Hyundai nos EUA

O governo da Coreia do Sul expressou preocupação após a detenção de 475 pessoas, a…

21 minutos ago

‘Vou lembrar pelo resto da minha vida’

Jogadores e técnicos de Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers concordam em uma coisa:…

22 minutos ago

Israel ataca edifício na Cidade de Gaza apontado como base do Hamas

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) confirmaram neste sábado o…

30 minutos ago

Bortoleto faz o 6º melhor tempo no 3º treino livre do GP da Itália; Norris é o mais rápido

Campeã do Mundial de Construtores, a McLaren voltou a mostrar seu domínio no terceiro treino…

1 hora ago

PIB sente impacto dos juros altos mas ainda pressiona o BC

Por Eduardo Laguna, Francisco Carlos de Assis, Daniel Tozzi e Gustavo Nicoletta - 06/09/2025 08:30…

1 hora ago

This website uses cookies.