Japão realiza 1º teste de mísseis em seu território e acelera avanço militar para conter China


O exército do Japão anunciou nesta terça-feira, 24, que realizou um teste de míssil pela primeira vez em território japonês, em um momento em que o país acelera seu desenvolvimento militar para conter a China, cada vez mais assertiva.

O teste de disparo do míssil de curto alcance Type 88 superfície-navio foi realizado nesta terça-feira no campo de tiro antiaéreo de Shizunai, na ilha principal de Hokkaido, no extremo norte do Japão.

Cerca de 300 soldados participaram do exercício da 1ª Brigada de Artilharia da Força de Autodefesa Terrestre (GSDF, na sigla em inglês), usando um míssil de treinamento que tinha como alvo um barco não tripulado a cerca de 40 quilômetros da costa sul de Hokkaido, disseram as autoridades.

As autoridades ainda estavam examinando os resultados do teste, informou a GSDF.

Devido a limitações de espaço e preocupações com a segurança, o Japão já realizou testes de mísseis nos territórios dos Estados Unidos, um aliado do tratado, e da Austrália, um dos principais parceiros de defesa do Japão, onde há vastos campos de treinamento disponíveis.

Teste ressalta busca do Japão por exército autossuficiente

O primeiro teste de míssil doméstico realizado nesta terça-feira ressalta o impulso do Japão em direção a um exército mais autossuficiente e sua aquisição de recursos de contra-ataque como uma dissuasão à atividade naval cada vez mais assertiva da China nos mares regionais.

O Japão também está preocupado com os crescentes exercícios militares conjuntos entre a China e a Rússia ao redor da costa japonesa. Japão e Rússia, um vizinho ao norte de Hokkaido, têm disputas territoriais.

De acordo com sua Constituição pacifista, o Japão costumava limitar o uso da força apenas para autodefesa, mas rompeu com essa política em 2022, quando adotou a estratégia de segurança quinquenal em andamento, que aponta a China como o maior desafio estratégico e exige uma aliança mais estreita entre os japoneses e os EUA.

Atualmente, o país está trabalhando para implantar mísseis de cruzeiro de longo alcance, incluindo Tomahawks comprados dos EUA, a partir do final deste ano.

O Japão também está desenvolvendo mísseis superfície-navio Type 12 com um alcance de cerca de 1 mil quilômetros, 10 vezes maior que o do Type 88. O míssil guiado Type 88 montado em caminhão, desenvolvido pela Mitsubishi Heavy Industries do Japão, tem um alcance de cerca de 100 quilômetros.

O país também está se preparando para construir um campo de tiro de mísseis na desabitada Minamitorishima, a ilha mais oriental do país no Pacífico ocidental, uma área onde dois porta-aviões chineses foram vistos operando juntos pela primeira vez no início deste mês.

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

O que se sabe sobre desabamento no restaurante Jamile que tem Henrique Fogaça como chef

A Polícia Civil de São Paulo investiga as causas do desabamento do mezanino do restaurante…

1 minuto ago

moradores de Uiramutã, em RR, sobreviviam com R$ 289 por mês, R$ 9,63 por dia em 2022

A renda mensal domiciliar per capita - valor que as famílias têm disponível por integrante…

3 minutos ago

‘Será um dia de muitos ensinamentos’

João Fonseca não se cansa de elogiar o líder do ranking, Carlos Alcaraz. Inspiração do…

5 minutos ago

Dino concede habeas corpus para presidente do sindicato ligado a irmão de Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino concedeu habeas corpus a Milton Baptista…

6 minutos ago

IBGE aponta 1,3 milhão de pessoas demorando mais de 2h para chegar ao trabalho em 2022

A maior parte dos trabalhadores brasileiros levava de seis minutos até meia hora no deslocamento…

13 minutos ago

This website uses cookies.