TODAS AS NOTICIAS

Jalles e Albioma assinam contrato de compromisso de investimento para produzir biometano em Goiás

A Jalles anunciou nesta terça-feira, 29, a assinatura de um contrato de compromisso de investimento com a Albioma, empresa francesa produtora de energia, contendo os termos e condições para viabilizar a produção e comercialização de biometano. O combustível renovável será obtido por meio da purificação do biogás, que já é produzido a partir da vinhaça da cana-de-açúcar na Unidade Otávio Lage, em Goianésia.

Caso a parceria seja firmada, a expectativa é de que a operação ocorra a partir de 2026. A capacidade de produção é estimada em 10 milhões Nm³ (metros cúbicos normal) de biometano por ano. A participação acionária das empresas no projeto corresponderá a 49% da Jalles e 51% da Albioma e a parceria terá duração até 31 de dezembro de 2046.

A iniciativa reforça o compromisso da Jalles com a sustentabilidade e a transição energética, promovendo a economia circular ao transformar resíduos da produção de cana-de-açúcar em fonte de energia renovável. O biometano pode ser utilizado como combustível em residências, indústrias e veículos; e como alternativa de combustível para a caldeira da termelétrica da Unidade Otávio Lage, ampliando a eficiência energética da unidade.

“A Jalles e a Albioma foram pioneiras em Goiás na produção do biogás a partir da vinhaça e agora queremos ser os primeiros a produzir também o biometano no Estado. O combustível renovável poderá ser utilizado na própria companhia para substituir parcialmente o uso de diesel nas operações, reduzindo emissões de carbono e contribuindo para a descarbonização da frota e dos equipamentos agrícolas”, ressalta o CEO da Jalles Otávio Lage de Siqueira Filho.

“Temos muito orgulho de celebrar esse contrato para esse novo projeto de produção de biometano na Unidade Otávio Lage, confirmando o sucesso da nossa parceria de longa data com a Jalles. É um passo significativo adicional na implementação da estratégia de investimento da Albioma no Brasil em projetos sustentáveis de produção de energia, em parceria com o setor sucroenergético”, destaca Christiano Forman, CEO da Albioma Participações do Brasil.

A concretização da operação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições suspensivas, incluindo, mas não se limitando, à obtenção de financiamento, assinatura de contrato de venda de biometano e aspectos regulatórios.

Sobre a Jalles
A Jalles é uma agroindústria referência no setor sucroenergético nacional. Com produtos de qualidade, produção sustentável e responsabilidade social, a empresa possui três plantas industriais, sendo duas em Goianésia (GO) e uma em Santa Vitória (MG), que empregam diretamente cerca de 6 mil pessoas. Fundada em 1980, a Jalles produz açúcar cristal e orgânico, etanol, levedura, produtos de higiene e de limpeza e energia elétrica. A companhia possui mais de 30 certificações e exporta açúcar para mais de 20 países.

Dener Rafael

Recent Posts

João Fonseca vence Thiago Monteiro em duelo brasileiro pelo Rio Open

No choque de gerações do tênis nacional, melhor para a juventude. Na noite dessa terça-feira…

56 minutos ago

Maior Copa do Brasil da história inicia com recorde de clubes e jogos

A noite dessa terça-feira, 17, foi marcada pelo primeiro dos 155 jogos previstos na Copa…

1 hora ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Wilian Reginaldo Ferreira, ocorrido nesta…

2 horas ago

Brasil ultrapassa 30 milhões de gatos domésticos

A população de gatos no Brasil cresceu 5,4% nos últimos anos, passando de 29,2 milhões…

11 horas ago

Primeira Caravana Empreender com Você 2026 atendeu a Feira Hippie e Região da 44

A capital goiana recebeu nesta sexta e sábado, dias 6 e 7, a Caravana Empreender…

12 horas ago

Vereadora Taíza Andrade propõe criação do aplicativo Tapa Buracos em Goianésia

A Câmara Municipal aprovou o requerimento da vereadora Taiza Aparecida de Andrade que solicita a…

14 horas ago

This website uses cookies.