TODAS AS NOTICIAS

Jalles e Albioma assinam contrato de compromisso de investimento para produzir biometano em Goiás

A Jalles anunciou nesta terça-feira, 29, a assinatura de um contrato de compromisso de investimento com a Albioma, empresa francesa produtora de energia, contendo os termos e condições para viabilizar a produção e comercialização de biometano. O combustível renovável será obtido por meio da purificação do biogás, que já é produzido a partir da vinhaça da cana-de-açúcar na Unidade Otávio Lage, em Goianésia.

Caso a parceria seja firmada, a expectativa é de que a operação ocorra a partir de 2026. A capacidade de produção é estimada em 10 milhões Nm³ (metros cúbicos normal) de biometano por ano. A participação acionária das empresas no projeto corresponderá a 49% da Jalles e 51% da Albioma e a parceria terá duração até 31 de dezembro de 2046.

A iniciativa reforça o compromisso da Jalles com a sustentabilidade e a transição energética, promovendo a economia circular ao transformar resíduos da produção de cana-de-açúcar em fonte de energia renovável. O biometano pode ser utilizado como combustível em residências, indústrias e veículos; e como alternativa de combustível para a caldeira da termelétrica da Unidade Otávio Lage, ampliando a eficiência energética da unidade.

“A Jalles e a Albioma foram pioneiras em Goiás na produção do biogás a partir da vinhaça e agora queremos ser os primeiros a produzir também o biometano no Estado. O combustível renovável poderá ser utilizado na própria companhia para substituir parcialmente o uso de diesel nas operações, reduzindo emissões de carbono e contribuindo para a descarbonização da frota e dos equipamentos agrícolas”, ressalta o CEO da Jalles Otávio Lage de Siqueira Filho.

“Temos muito orgulho de celebrar esse contrato para esse novo projeto de produção de biometano na Unidade Otávio Lage, confirmando o sucesso da nossa parceria de longa data com a Jalles. É um passo significativo adicional na implementação da estratégia de investimento da Albioma no Brasil em projetos sustentáveis de produção de energia, em parceria com o setor sucroenergético”, destaca Christiano Forman, CEO da Albioma Participações do Brasil.

A concretização da operação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições suspensivas, incluindo, mas não se limitando, à obtenção de financiamento, assinatura de contrato de venda de biometano e aspectos regulatórios.

Sobre a Jalles
A Jalles é uma agroindústria referência no setor sucroenergético nacional. Com produtos de qualidade, produção sustentável e responsabilidade social, a empresa possui três plantas industriais, sendo duas em Goianésia (GO) e uma em Santa Vitória (MG), que empregam diretamente cerca de 6 mil pessoas. Fundada em 1980, a Jalles produz açúcar cristal e orgânico, etanol, levedura, produtos de higiene e de limpeza e energia elétrica. A companhia possui mais de 30 certificações e exporta açúcar para mais de 20 países.

Dener Rafael

Recent Posts

6 receitas ricas em proteína vegetal para o almoço

As proteínas vegetais desempenham um papel fundamental em uma dieta equilibrada, especialmente para quem busca…

4 horas ago

Polícia prende suspeito por tráfico de drogas e posse ilegal de arma

Uma ação policial resultou na prisão de um suspeito por tráfico de drogas e posse…

5 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Celine Araújo Rezende, ocorrido neste sábado, 20,…

6 horas ago

Vasco e Corinthians se reencontram para decisão da Copa do Brasil

O torneio mais democrático - e milionário - do país chega ao fim neste domingo…

7 horas ago

Tarot semanal: previsão para os signos de 22 a 28 de dezembro de 2025

A semana será marcada por movimentos intensos, encerramentos necessários e oportunidades de recomeço para todos…

7 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 21/12/2025

Neste domingo, o movimento dos astros tenderá a criar um clima dinâmico, afetando cada nativo…

14 horas ago

This website uses cookies.