Categories: Últimas Notícias

Itália tem recorde negativo de natalidade enquanto mais habitantes deixam o país


Por Redação O Estado de S. Paulo – 01/04/2025 12:45

A Itália registrou novamente uma queda na natalidade, com apenas 370 mil nascimentos em 2024, o menor número de sua história, aponta a Agenzia Nazionale Stampa Associata (Ansa), a principal agência de notícias italiana. O número representa uma redução de 2,6% na comparação com 2023, ano que havia registrado o recorde negativo anterior.

Os dados são de relatório demográfico divulgado na segunda-feira, 31, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Istat). De acordo com a reportagem, o número confirma que a tendência de diminuição populacional é um dos principais desafios do país pelo governo da premiê Giorgia Meloni.

A taxa de fecundidade em 2024 foi de 1,18 filho por mulher, superando o mínimo histórico de 1,19 de 1995. A reportagem ressalta, no entanto, que naquele ano a Itália registrou 526 mil nascimentos, número 29,66% maior do que o atual.

Considerando os 651 mil óbitos no ano passado, o país apresentou um saldo natural negativo de -281 mil pessoas.

A situação preocupante se intensifica com o aumento de habitantes que se mudaram para o exterior. Em 2024, 191 mil pessoas deixaram a Itália, alta de 20,5% em comparação com o ano anterior. Ao considerar apenas cidadãos italianos que mudaram de país (156 mil), o crescimento do número é ainda maior, de 36,5%.

No primeiro dia de 2025, a população imigrante no país era de 5,422 milhões de indivíduos, um aumento de 169 mil (+3,2%) em um ano. Atualmente, 9,2% dos habitantes na Itália são estrangeiros. A concessão de cidadania para estrangeiros residentes na Itália atingiu um novo recorde, com 217 mil, contra 214 mil do ano anterior.

Os cidadãos italianos, no entanto, estão em processo contrário, já que a população encolheu em 206 mil pessoas, uma queda de 3,8%. Hoje, são 53,512 milhões de italianos residindo na Itália.

De acordo com a reportagem da Ansa, o Istat estima que a Itália pode perder 11,5 milhões de habitantes até 2070, o que seria uma redução de 20% de sua população em menos de 50 anos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Sebrae abre inscrições para novo ciclo do Programa ALI em Goiás

Micro e pequenas empresas de Goiás já podem se inscrever no novo ciclo do Programa…

55 segundos ago

Referência nacional em saúde pública, HGG inaugura modernização – Portal Goiás

Modernização abrange melhorias de infraestrutura e novos equipamentos, com a entrega das novas alas de…

41 minutos ago

Prefeitura amplia horário de funcionamento da Farmácia Municipal, inclusive, durante o horário de almoço

A Prefeitura de Goianésia ampliou o horário de funcionamento da Farmácia Municipal, para facilitar o…

48 minutos ago

Dicas de orçamento para alcançar o controle financeiro no início de 2026

O início de um novo ano costuma ser um período decisivo para quem deseja colocar…

5 horas ago

Candidato fique atento! Pedido de isenção de taxa para concurso de auditor fiscal pode ser feito a partir desta quinta-feira – Portal Goiás

Interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição poderão fazê-lo a partir desta quinta-feira (15/01).…

5 horas ago

This website uses cookies.