Israel intercepta barco com ativistas que levavam comida para Gaza, diz coalizão


O exército israelense interceptou um barco de ajuda com destino à Gaza que tentava romper o bloqueio israelense do território palestino. A lista de detidos inclui 21 ativistas internacionais e jornalistas e toda a carga foi apreendida, incluindo fórmula infantil, alimentos e medicamentos, disse a Coalizão Flotilha da Liberdade neste domingo, 27.

A coalizão que opera a embarcação Handala disse que o exército “interceptou violentamente” o navio em águas internacionais, a cerca de 40 milhas náuticas de Gaza, cortando as câmeras e a comunicação, pouco antes da meia-noite de sábado, 26.

“Toda a carga era não militar, civil e destinada para distribuição direta a uma população enfrentando fome deliberada e colapso médico sob o bloqueio ilegal de Israel”, disse o grupo em um comunicado.

O exército israelense não comentou imediatamente. O Ministério das Relações Exteriores de Israel postou no X (antigo Twitter) no início do domingo que a Marinha parou a embarcação e estava trazendo-a para a costa.

Israel tem sido alvo de críticas após o agravamento da desnutrição em Gaza. Imagens recentes de crianças palestinas desnutridas na região intensificaram o debate com pedidos, até de aliados próximos, pelo fim da guerra e da catástrofe humanitária causada pelo conflito.

Neste domingo, o governo anunciou que faria pausas diárias para permitir a entrega de ajuda humanitária no território palestino.

Barco com brasileiro já foi interceptado

Foi a segunda embarcação operada pela coalizão que Israel impediu, nos últimos meses, de entregar ajuda a Gaza, onde especialistas em alimentos têm alertado há meses sobre o risco de fome. A ativista climática sueca Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila estavam entre os 12 ativistas a bordo do navio Madleen quando foi apreendido pelo exército israelense em junho.

Um grupo regional de direitos humanos, Adalah, exigiu a libertação imediata dos 21 ativistas, incluindo legisladores e defensores dos direitos humanos, de 10 países.

A bordo também estavam sete cidadãos americanos, incluindo um advogado de direitos humanos, um veterano de guerra judeu-americano e uma ativista judeu-americana, conforme a Coalizão Flotilha da Liberdade.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Cristiano Ronaldo empresta avião para João Félix se juntar ao Al-Nassr na Áustria

Estrela do Al-Nassr, Cristiano Ronaldo emprestou seu jato particular para que seu compatriota João Félix…

1 minuto ago

Nem a União Soviética agiria como Trump, diz Amorim a jornal

Por Redação O Estado de S. Paulo - 27/07/2025 14:42 O assessor de Política Externa…

26 minutos ago

João Fonseca estreia na segunda-feira contra o 104º do mundo no Masters 1000 de Toronto

João Fonseca já sabe quando entrará em quadra no Masters 1000 de Toronto. O brasileiro…

40 minutos ago

Ex-BBB Kerline Cardoso mostra rosto inchado e curativos após plástica no nariz

A ex-BBB Kerline Cardoso publicou nas redes sociais fotos que mostram seu rosto inchado e…

42 minutos ago

Homem com camisa do Brasil é encontrado morto no Lago Paranoá, em Brasília

Por Redação O Estado de S. Paulo - 27/07/2025 14:16 Um homem vestido com camisa…

56 minutos ago

‘Hamas rouba a comida enviada para Gaza’, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que "o Hamas rouba a comida enviada…

58 minutos ago

This website uses cookies.