Israel diz que atingiu sede do Ministério de Defesa do Irã entre os mais de 80 alvos em Teerã


Por Redação O Estado de S. Paulo – 15/06/2025 10:22

O exército de Israel afirmou ter atingido “mais de 80” alvos em Teerã, capital do Irã, neste domingo, 15. Entre eles, a sede do Ministério da Defesa iraniano. É o terceiro dia de confronto entre os dois países no Oriente Médio.

Israel diz que seus alvos são locais relacionados ao suposto trabalho iraniano com armas nucleares, mas o regime do Irã nega. O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse neste domingo que se os ataques israelenses ao Irã pararem, “nossas respostas também cessarão”.

Os israelenses ainda mencionam que a sede do SPND, a organização de inovação e pesquisa defensiva do Irã, que segundo autoridades israelenses e ocidentais seria responsável pelo trabalho relacionado a armas nucleares, também foi atingida. Os bombardeios ocorreram “durante toda a noite”, informou o Exército em um comunicado.

Israel ameaçou usar ainda mais força contra o Irã após mísseis iranianos evadiram as defesas aéreas israelenses para atingir edifícios na sua capital, Tel Aviv. As negociações planejadas sobre o programa nuclear do Irã, que poderiam oferecer uma saída, foram canceladas.

A região se prepara para um conflito possivelmente prolongado após o bombardeio surpresa de Israel em locais nucleares e militares do Irã na sexta-feira, 13, que matou vários generais de alto escalão e cientistas nucleares iranianos. Nenhum dos lados mostrou qualquer sinal de recuo.

O Irã disse que Israel atingiu duas refinarias de petróleo, aumentando a perspectiva de um ataque mais amplo à indústria de energia fortemente sancionada do Irã, que poderia afetar os mercados globais.

O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou apoio total às ações de Israel, enquanto advertiu o Irã de que pode evitar mais destruição concordando com um novo acordo nuclear. Abbas Araghchi, porta-voz do Irã, afirma que os Estados Unidos “são parceiros nestes ataques e devem assumir responsabilidade” sobre os danos causados à região.

Ainda não houve atualização do número de mortos no Irã neste domingo. O balanço divulgado no sábado, 14, pelo embaixador do Irã na ONU, dizia que 78 pessoas já foram mortas no país e mais de 320 ficaram feridas.

Em Israel, pelo menos 10 pessoas foram mortas em ataques iranianos durante a noite de sábado e no domingo, de acordo com o serviço de resgate Magen David Adom de Israel, elevando o número total de mortos do país para 13. O principal aeroporto internacional do país e o espaço aéreo permaneceram fechados pelo terceiro dia.

(Com agências internacionais)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Autoridades dizem que não há sinais de vida em área da Indonésia onde escola desabou

Por Redação O Estado de S. Paulo* - 02/10/2025 18:47 Autoridades da Indonésia confirmaram nesta…

2 minutos ago

Goleiro defende três pênaltis seguidos e Lille surpreende a Roma na Liga Europa

Um dos principais times da fase classificatória da Liga Europa - receberá oito equipes da…

3 minutos ago

Sabrina Sato fala de tratamento de câncer do pai: ‘Período delicado’

A apresentadora Sabrina Sato falou pela primeira vez sobre o quadro de saúde de seu…

5 minutos ago

Fechamento do mercado financeiro

A seguir, o fechamento dos principais indicadores do mercado financeiro.BOLSASIbovespa: -1,08%Pontos: 143.949,64Máxima de +0,07% :…

12 minutos ago

Influenciadoras se manifestam após publicidades para empresa suspeita de tráfico humano

Influenciadoras digitais brasileiras foram às redes sociais nesta semana se retratar após fazerem publicidade para…

13 minutos ago

Operação integrada vai fiscalizar e combater falsificação de bebidas em todo estado – Portal Goiás

Governo de Goiás lança força-tarefa integrada para combater a falsificação de bebidas no Estado (Foto:…

20 minutos ago

This website uses cookies.