Israel divulga lista de 250 presos que podem ser trocados por reféns em Gaza


Israel publicou nesta sexta-feira, 10, uma lista com 250 prisioneiros “detidos por razões de segurança” que poderão ser trocados pelos reféns mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza, após o acordo de cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas, que entrou em vigor às 12h no horário local (6h no horário de Brasília). A relação de detidos, divulgada no site do Ministério da Justiça israelense, não inclui nenhuma das figuras emblemáticas da luta armada palestina contra Israel.

O grupo terrorista Hamas, que governa Gaza desde 2007, havia enviado os nomes desses detidos ao Egito, Estados Unidos e Catar, países que atuam como mediadores no conflito, iniciado após o ataque do grupo islamista palestino a Israel em 7 de outubro de 2023. Na lista constavam Marwan Barghouti, Ahmad Saadat, Hassan Salame e Abbas al-Sayyed, todos condenados à prisão perpétua por atentados fatais em território israelense. Na quinta, o governo de Israel já tinha divulgado que Barghouti não seria incluído na troca.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, afirmou mais cedo que dos 48 reféns que continuam na Faixa de Gaza, 20 estão vivos e 28 morreram. Israel e o Hamas aprovaram o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcando um passo importante para o fim de uma guerra devastadora de dois anos. Com o cessar-fogo, as tropas do Exército israelense começaram a se reposicionar dentro de Gaza para as linhas acordadas no acordo de trégua. Antes disso, palestinos relataram intenso bombardeio em partes de Gaza.

De acordo com o plano de Trump, nas 72 horas seguintes ao início da trégua, o Hamas deve libertar os reféns – vivos e mortos – sequestrados durante o ataque que deu início ao conflito, além de entregar o corpo de um soldado israelense morto em 2014.

Em contrapartida, Israel deve libertar 250 prisioneiros detidos por razões de segurança e 1.700 palestinos de Gaza presos por suas forças desde outubro de 2023.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

SUS inicia teleatendimento gratuito para quem tem compulsão por bets

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (3) o início do teleatendimento em saúde…

36 minutos ago

Procuradorias da Mulher ganham protagonismo no fortalecimento do empreendedorismo feminino em Goiás | ASN Goiás

Participantes do seminário que colocou em pauta a importância das Procuradorias da Mulher nos municípios…

4 horas ago

Ancelotti prevê que Brasil fará Copa do Mundo de alto nível

O técnico da seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti, afirmou que o Brasil fará uma…

4 horas ago

Basileu França abre 177 vagas para cursos de instrumentos musicais em Jaraguá

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França está com inscrições gratuitas para…

7 horas ago

Prêmio Goiás Aberto para Inteligência Artificial divulga resultado preliminar

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) publicou, nesta terça-feira (03/03),…

8 horas ago

Confira como acessar a legislação de defesa agropecuária

Site oficial da Agrodefesa reúne íntegra de leis, decretos, portarias e instruções normativas que regulam…

9 horas ago

This website uses cookies.