irmãos Esposito empurram Inter de Milão no Mundial de Clubes


Sebastiano e Francesco Pio Esposito sequer faziam parte do elenco da Inter de Milão quando o time foi goleado por 5 a 0 pelo Paris Saint-Germain, na final da Champions League. Os irmãos, que estavam emprestados a outros clubes da Itália, retornaram juntos para reforçar o começo do trabalho do técnico Cristian Chivu e têm sido peças importantes no Mundial de Clubes.

Francesco Pio Esposito tem 20 anos e estreou pelo profissional da Inter de Milão na vitória sobre o Urawa no Mundial de Clubes. Ele entrou substituindo o próprio irmão, Sebastiano, de 22.

Logo em sua estreia, Francesco deu a assistência que levou ao gol da vitória de Valentin Carboni, aos 47 minutos do segundo tempo. “Onze anos atrás, vesti esta camisa lendária pela primeira vez e agora tenho orgulho de usá-la com o time principal. É um sonho que se tornou realidade”, celebrou o jovem.

O caçula só não jogou antes, contra o Monterrey, porque ainda se recuperava de uma lesão. No terceiro jogo, diante do River Plate, o camisa 94 foi titular, substituído, então, por Sebastiano. Antes, contudo, foi Francesco que abriu o placar, aos 27 minutos do segundo tempo, selando a classificação na liderança do Grupo E.

A dupla ainda tem um irmão mais velho, Salvatore, que é meio-campista e tem 24 anos. Até o fim da última temporada, ele que era o parceiro de Francesco, no Spezia, da Série B italiana. “Estamos incrivelmente orgulhosos hoje. Sebastiano tem grande habilidade técnica, e Francesco Pio evoluiu muito nos últimos dois anos. Ele teve uma temporada incrível na Série B no ano passado”, compartilhou Salvatore.

Os três irmãos Esposito passaram pela base da Inter. Sebastiano foi o que acumulou mais empréstimos, passando por SPAL, Venezia, Basel, Anderlecht, Bari, Sampdoria e Empoli. Já Francesco passou duas temporadas no Spezia antes de voltar a Milão.

Cristian Chivu, que substitui Simone Inzaghi como técnico da Inter, já conhece os Esposito por trabalhos na categoria de base. Após a vitória sobre o Urawa, ele elogiou Francesco.

“Eu o conheço desde os 13 anos. Foi um privilégio treiná-lo quando criança, e agora vejo um jogador crescido, totalmente focado e ligado”, disse. A partida contra os japoneses foi a pior apresentação da Inter no Mundial de Clubes, quando o time saiu perdendo e teve dificuldades para conseguir furar a defesa japonesa para virar.

Francesco Pio terminou a Série B de 2024/25 como artilheiro do torneio. Ele marcou 19 vezes em 39 jogos. O próximo passo para o garoto é a seleção, que recentemente fechou com o técnico Gennaro Gattuso. Sebastiano já apareceu na equipe principal, mas a última convocação que teve foi pelo time Sub-21.

“Foi especialmente estranho no começo me encontrar no espaço de uma semana, entre jogar os playoffs B com o Spezia e estar aqui no Mundial com todos esses grandes campeões por perto. Mas é um orgulho incrível estar aqui”, disse o garoto, que fica no mesmo quarto que o irmão e, portanto, afirma “se sentir em casa”.

É o caçula quem tem empolgado mais no futebol italiano. Ele já foi comparado a Luca Toni, em falas do diretor-técnico da Udinese, Federico Balzaretti, e do ex-técnico da Inter, Andrea Stramaccioni.

Com 1,91m, Francesco pode até parecer mais um centroavante grandalhão. Mas seu futebol é mais inteligente do que apenas físico. “Jogo com o meu corpo, protejo a bola e faço o time subir, o técnico me disse para explorar essas minhas qualidades”, comentou após o duelo contra o River Plate.

Chivu explicou em entrevista após a vitória: “As pessoas acham que ele só é bom na área, mas não é. Ele é bom em todos os lugares, domina o duelo em todas as áreas do campo. Eu o conheço desde que ele era mais baixo do que eu: esta atuação é uma recompensa por sua inteligência”.

O técnico promete que ainda vai testar os dois irmãos juntos. A verdade é que a Inter, vivendo uma certa reformulação após o baque na decisão da Champions, ainda não sabe como seguirá com os Esposito.

Havia expectativa de um novo empréstimo de Francesco, agora para um time da Série A. O bom desempenho dos dois no Mundial, porém, pode mantê-los em Milão.

A concorrência no ataque, porém, é dura. Além de Lautaro Martínez e Marcus Thuram, a Inter de Milão deve contar com Ange-Yoan Bonny, de 21 anos, vindo do Parma.

O iraniano Taremi tem propostas para deixar a Itália. Os dirigentes da Inter de Milão sonham ainda com o dinamarquês Rasmus Hojlund, que brilhou na Atalanta, mas que é afetado pelo contexto de crise do Manchester United, clube que defende há duas temporadas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fãs reclamam de preços e problemas para comprar ingressos para shows de Maria Bethânia

Nesta segunda-feira, 30, no primeiro dia de venda de ingressos para os shows comemorativos de…

2 minutos ago

O que Guardiola está fazendo para reestruturar o City e concluir temporada com título mundial

Apesar de temer que o Mundial de Clubes "destrua" a próxima temporada do Manchester City,…

19 minutos ago

Governador admite falta de estrutura para resgate de Juliana Marins em área de vulcão

Lalu Muhamad Iqbal, governador da província de Nusa Tenggara Ocidental (NTB), na Indonésia, onde está…

48 minutos ago

Corpo de Juliana Marins, morta na Indonésia, terá nova autópsia no Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai atender ao pedido de nova autópsia do…

58 minutos ago

imprensa italiana elogia Fluminense e detona Inter

A derrota por 2 a 0 da Internazionale de Milão para o Fluminense, nas oitavas…

1 hora ago

Brasil supera Canadá e vence a segunda na Americup feminina

Com um ótimo desempenho no último quarto, a seleção brasileira feminina de basquete conseguiu seu…

1 hora ago

This website uses cookies.