Irmãos escoceses batem recorde ao cruzar o Pacífico em barco a remo após 139 dias no mar


Os irmãos Ewan, Jamie e Lachlan MacLean estabeleceram neste sábado um novo recorde mundial ao concluir a travessia mais rápida do Oceano Pacífico em barco a remo. A jornada começou em abril, em Lima, no Peru, e terminou 139 dias depois em Cairns, na Austrália, após 14,5 mil quilômetros percorridos.

Durante a expedição, os escoceses enfrentaram tempestades violentas, exaustão, doenças e até o risco de ficar sem comida. Em um dos episódios mais críticos, Ewan chegou a cair no mar antes de ser resgatado pelos irmãos.

“Foi a travessia mais rápida do Pacífico feita apenas com força humana, sem paradas e sem apoio”, celebraram os irmãos nas redes sociais. “Depois de 139 dias no mar, estamos muito felizes por voltar à terra firme com nossos amigos e familiares.”

A recepção em Cairns contou com gaitas de fole e familiares emocionados. Celebridades como Mark Wahlberg e o ator Ewan McGregor manifestaram apoio durante a aventura.

Segundo Jamie, o irmão do meio, os últimos dias foram os mais desafiadores. “Chegamos a acreditar que ficaríamos sem comida. Mesmo exaustos, tivemos que acelerar o ritmo para não ver os suprimentos acabarem”, disse. A primeira refeição após a chegada foi uma pizza.

Poucos se arriscam a atravessar todo o Pacífico, da América do Sul à Austrália. O percurso central, da Califórnia ao Havaí, é o mais comum. No início deste ano, o lituano Aurimas Mockus desistiu da travessia por causa do ciclone tropical Alfred.

“Esse foi o desafio mais duro da minha vida, e eu não teria feito sem meus irmãos”, afirmou Ewan. “Houve momentos de choro, de medo e de tristeza, mas também de superação. O apoio que recebemos fez toda a diferença.”

A aventura também arrecadou recursos para projetos de água potável em Madagascar. Não é a primeira façanha dos MacLean: em 2020, eles já haviam cruzado o Atlântico em 35 dias, partindo das Ilhas Canárias até Antígua, estabelecendo três recordes mundiais.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Aplicativo do Tesouro Direto será desativado a partir de 17 de agosto

O Ministério da Fazenda informou aplicativo do Tesouro Direto será desativado no dia 17 de…

13 horas ago

Projeto de lei prevê novos dispositivos de segurança obrigatórios em piscinas

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pretende tornar obrigatória a instalação…

14 horas ago

Justiça do Rio revoga prisão preventiva do rapper Oruam

A Justiça do Rio de Janeiro revogou a prisão preventiva do rapper Mauro Davi dos…

14 horas ago

Programa de renegociação de dívidas é prorrogado até 31 de agosto

A prorrogação do programa de renegociação de dívidas bancárias, o Desenrola Brasil 2.0, foi oficializada…

14 horas ago

Fies: pré-selecionados têm até terça para complementar informações

Os pré-selecionados no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre…

2 dias ago

Medida provisória libera R$ 3,47 bilhões para financiar subsídios a combustíveis

O governo federal editou medida provisória que libera R$ 3,473 bilhões para financiar subvenções à…

2 dias ago

This website uses cookies.