O Irã não vai permitir que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realize inspeções nas instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, as principais unidades de enriquecimento de urânio do país, bombardeadas há cinco dias pelos Estados Unidos. O país paralisou temporariamente a colaboração com o órgão, informou nesta quinta-feira, dia 26, a Embaixada do Irã em Brasília.
Questionado pelo Estadão/Broadcast se o Irã permitiria a verificação nas plantas nucleares, o embaixador iraniano no Brasil, Abdollah Nekounam, afirmou que o Conselho de Guardiões do Irã aprovou uma resolução, que já havia passado no Parlamento do país, e obriga o governo a suspender toda a colaboração com a agência das Nações Unidas, prevista no Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, o TNP.
O Conselho de Guardiões exerce forte influência no sistema decisório iraniano. O órgão tem 12 membros, entre clérigos e juristas, que revisam eleições, até selecionando candidatos, e a aprovação de leis para verificar a conformidade com a lei islâmica.
O período da suspensão não foi informado, mas segundo o embaixador será uma paralisação temporária. A agência iraniana Tasnim noticiou que 221 legisladores aprovaram a lei no parlamento, por unanimidade dos presentes, e que a suspensão vai durar até que haja proteção aos cientistas e centros nucleares do país.
A ONU, por meio da AIEA, pressionava o Irã por transparência e, desde os ataques da noite de sábado, dia 21, pedia um acordo que permitisse o acesso de seus técnicos mantidos em solo iraniano às instalações, a fim de determinar a extensão dos danos e eventuais riscos à retomada da operação.
O Irã, por outro lado, chegou a dizer que os ataques dos EUA foram realizados “sob a sombra da indiferença e até mesmo com o apoio da Agência Internacional de Energia Atômica”. Em maio, a agência reportou que o Irã enriquecia urânio em ritmo acelerado a 60%, mais próximo dos 90% necessários para fabricação de uma bomba atômica.
Por: Estadão Conteúdo
A nota enviada anteriormente contém dois erros no primeiro parágrafo. Bia Haddad voltou ao Top…
Por Weslley Galzo, Aguirre Talento, Carolina Brígido e Pedro Augusto Figueiredo - 21/08/2025 08:08 A…
O Mediobanca cancelou sua oferta de mais de 6 bilhões de euros pelo concorrente Banca…
Depois do sucesso do tênis masculino no Rio Open, chegou a vez das mulheres no…
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 21, mostra que 65% dos entrevistados consideram que o ex-presidente…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Rildo Alves Borges, ocorrido nesta quinta-feira, 21,…
This website uses cookies.