O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, pontuou nesta quarta-feira, 24, que o país “nunca quis produzir bombas nucleares ou armas nucleares” e, em discurso na Assembleia Geral da ONU, garantiu que Teerã “nunca produzirá qualquer arma de destruição massiva”. Segundo ele, a ideia de que o Irã buscaria armamentos nucleares é uma “invenção” de outros países, citando Israel como exemplo.
O líder iraniano acusou Tel Aviv e Washington de violarem a soberania de seu país, lembrando os ataques dos EUA de junho contra instalações nucleares em seu território como “uma grave traição à diplomacia”. Ele exibiu um livro de fotos de cientistas iranianos mortos em ofensivas atribuídas a Israel durante a “guerra dos 12 dias” e disse que a comunidade internacional precisa refletir “sobre quem é o real desestabilizador da paz regional”.
Pezeshkian criticou o que chamou de abusos cometidos sob o pretexto de defesa própria, citando o que chamou de genocídio em Gaza, a destruição da infraestrutura na Síria, a fome e as invasões territoriais. Ele condenou também “a recente agressão do regime de Israel contra o Catar”, com bombardeios contra uma equipe de negociadores do Hamas, e expressou solidariedade ao povo catariano.
Por: Estadão Conteúdo
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de possibilidade de tempestade local e…
O ano de 2026 começa com um evento raro e cheio de significado na numerologia:…
Em 01 de janeiro é comemorado o Dia de Santa Maria. Por ser um momento…
O primeiro dia do ano trará uma energia favorável para retomar conversas, reorganizar ideias e…
Na transição para o novo ano, as uvas sempre ganham destaque nas mesas de celebração,…
Durante o final de ano, é comum o aumento de locação de imóvel por temporada.…
This website uses cookies.