O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou nesta segunda-feira (23) que o Irã informou não ter havido aumento nos níveis de radiação fora das instalações nucleares atingidas por mísseis americanos no sábado. Segundo ele, o conflito atual ameaça “desabar o regime global de não proliferação nuclear”.
Segundo Grossi, Fordow, a principal usina de enriquecimento de urânio a 60% do Irã, foi atingida por munições perfurantes, deixando crateras visíveis e possível “dano muito significativo”. Em Esfahan, “foram atingidos edifícios relacionados ao processo de conversão de urânio”, além de túneis de armazenamento. Já em Natanz, a planta de enriquecimento de combustível foi alvo de ataques similares.
Apesar dos danos, o Irã comunicou à AIEA que não houve liberação de material radioativo. Grossi destacou que os inspetores da agência “permanecem no Irã e estão prontos para realizar as tarefas necessárias assim que houver acordo com o país”.
O diretor-geral também revelou ter recebido uma carta do ministro das Relações Exteriores iraniano, Seyed Abbas Araghchi, informando que Teerã “adotará medidas especiais para proteger seus equipamentos e materiais nucleares”. Grossi respondeu que qualquer movimentação desses materiais precisa ser previamente informada, conforme as obrigações do país junto à AIEA.
Grossi pediu “cessação das hostilidades” para garantir a segurança necessária ao acesso dos inspetores e reafirmou: “Estou pronto para viajar imediatamente ao Irã. Precisamos continuar trabalhando juntos, apesar das diferenças existentes.”
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Caldas Novas –…
O Athletico-PR não conseguiu aproveitar os tropeços dos concorrentes para se tornar vice-líder e, de…
A CBF confirmou nesta quinta-feira a transferência de dois jogos com mando do São Paulo…
Depois do "alarme falso" na aposentadoria, LeBron James deve ficar de fora dos primeiros jogos…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Catalão – 9ª…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (9) que qualquer medida para compensar…
This website uses cookies.