Em críticas firmes à União Europeia (UE), o ministro de Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou nesta quarta, 2, que a participação do bloco nas negociações nucleares é “irrelevante e, portanto, sem sentido”. Em publicação no X, o ministro rechaçou qualquer chance de a discussões terminarem com o fim do programa nuclear iraniano.
Repercutindo declarações da chefe das relações Exteriores da UE, Kaja Kallas, sobre negociações pelo encerramento do programa, Araghchi disse que a diplomata desconsidera as disposições do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), “que afirmam explicitamente o direito de todos os signatários de desenvolver, pesquisar e usar tecnologia nuclear para fins pacíficos”. Acrescentou que as disposições da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU e do JCPOA “não têm mais validade, tornando, assim, o chamado mecanismo de snapback infundado”.
Hoje, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, classificou a suspensão da cooperação do Irã com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) como “inaceitável”. “Usaremos a palavra ‘inaceitável’, que o Irã tenha escolhido suspender a cooperação com a AIEA num momento em que tem uma janela de oportunidade para reverter o curso e escolher um caminho de paz e prosperidade”, disse, ao ressaltar que o país deve cooperar “completamente, sem mais demoras”.
Por: Estadão Conteúdo
A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 216,727 bilhões em setembro, informou a…
Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) associados ao vírus influenza A, um dos…
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar no próximo mês o julgamento que discute a…
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira, 23, para manter o entendimento que…
Um homem foi preso na quarta-feira, 22, suspeito de ter participado de um roubo milionário…
O índice de confiança do consumidor na zona do euro subiu para -14,2 pontos em…
This website uses cookies.