Em críticas firmes à União Europeia (UE), o ministro de Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou nesta quarta, 2, que a participação do bloco nas negociações nucleares é “irrelevante e, portanto, sem sentido”. Em publicação no X, o ministro rechaçou qualquer chance de a discussões terminarem com o fim do programa nuclear iraniano.
Repercutindo declarações da chefe das relações Exteriores da UE, Kaja Kallas, sobre negociações pelo encerramento do programa, Araghchi disse que a diplomata desconsidera as disposições do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), “que afirmam explicitamente o direito de todos os signatários de desenvolver, pesquisar e usar tecnologia nuclear para fins pacíficos”. Acrescentou que as disposições da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU e do JCPOA “não têm mais validade, tornando, assim, o chamado mecanismo de snapback infundado”.
Hoje, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, classificou a suspensão da cooperação do Irã com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) como “inaceitável”. “Usaremos a palavra ‘inaceitável’, que o Irã tenha escolhido suspender a cooperação com a AIEA num momento em que tem uma janela de oportunidade para reverter o curso e escolher um caminho de paz e prosperidade”, disse, ao ressaltar que o país deve cooperar “completamente, sem mais demoras”.
Por: Estadão Conteúdo
O argentino Enzo Fernández tem 24 anos e chegou ao Chelsea no início de 2023,…
Aos 21 anos, o atacante Gonzalo Garcia não é destaque nem mesmo no site do…
O chefe oficial executivo (CEO, na sigla em inglês) da World Table Tennis (WTT), entidade…
A Globo desativou o perfil no Instagram de Maria de Fátima, vivida por Bella Campos…
Governador em exercício também assistiu ao desfile de carreiros. “Aqui em Trindade, temos uma das…
A prisão de Ricardo Batista Ambrózio, de 44 anos, vulgo Perfume ou Kaiak, apontado como…
This website uses cookies.