Irã diz que ativará terceira instalação de enriquecimento nuclear


O Irã disse que construiu e ativará uma terceira instalação de enriquecimento nuclear, aumentando as tensões com a Organização das Nações Unidas (ONU) na quinta-feira, logo após a agência de vigilância atômica do organismo multilateral censurar o Irã por não cumprir as obrigações de não proliferação destinadas a impedi-lo de desenvolver uma arma nuclear.

“A República Islâmica do Irã não tem escolha a não ser responder a esta resolução política”, disseram o Ministério das Relações Exteriores iraniano e a Organização de Energia Atômica em uma declaração conjunta.

A censura da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a primeira em 20 anos sobre a não conformidade iraniana, pode dar início a um esforço para restabelecer as sanções ao Irã ainda este ano.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia alertado que Israel ou os Estados Unidos poderiam lançar ataques aéreos contra instalações nucleares iranianas se os negociadores não chegassem a um acordo sobre o rápido avanço do programa nuclear iraniano. Uma sexta rodada de negociações entre Irã e EUA está marcada para começar domingo em Omã, e, com o aumento das tensões, alguns funcionários do governo americano considerados não essenciais começaram a deixar a região do Golfo .

Trump disse na quinta-feira que ainda está insistindo para que o Irã negocie um acordo, mas que está preocupado que um conflito amplo possa ocorrer no Oriente Médio se isso não acontecer.

“Não quero dizer iminente, mas parece que é algo que pode muito bem acontecer”, disse Trump em resposta à pergunta de um repórter sobre um possível ataque israelense. “Veja, é muito simples, nada complicado. O Irã não pode ter uma arma nuclear.”

Dezenove países no conselho de governadores da AIEA votaram a favor da resolução de censura ao Irã, de acordo com diplomatas que falaram sob condição de anonimato para descrever o resultado da votação a portas fechadas.

A resolução foi apresentada pela França, Reino Unido, Alemanha e EUA. Rússia, China e Burkina Faso se opuseram, enquanto 11 se abstiveram e dois não votaram.

A resolução pede que o Irã forneça respostas “sem demora” dentro do contexto da longa investigação sobre vestígios de urânio encontrados em vários locais.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Polícia prende suspeito de assalto contra paciente na Avenida Brasil; segunda vítima foi agredida com pauladas

A Polícia Militar de Goianésia prendeu, nesta segunda-feira (5), o suspeito de praticar dois assaltos…

4 horas ago

Conheça os sintomas, as causas e os tratamentos do transtorno de acumulação

O transtorno de acumulação é uma condição psicológica caracterizada pela acumulação e dificuldade em desfazer-se…

4 horas ago

Prefeitura inicia reforma da UPA de Goianésia com mão de obra carcerária

A Prefeitura de Goianésia iniciou, nesta segunda-feira (5), a reforma da Unidade de Pronto Atendimento…

5 horas ago

Valor da contribuição do MEI aumenta com o reajuste do salário-mínimo | ASN Goiás

Com aumento do salário mínimo contribuição mensal do MEI sofre reajuste A contribuição mensal do…

5 horas ago

Rompimento de fio de alta tensão causa incêndio e danifica veículos no Centro de Goianésia

Uma ocorrência envolvendo a queda de um fio de alta tensão mobilizou o Corpo de…

5 horas ago

10 saladas detox e refrescantes para iniciar a semana

Se a ideia é começar a semana com mais leveza e frescor, as saladas detox…

5 horas ago

This website uses cookies.