O Irã está pronto para se engajar em conversas sobre seu programa nuclear com os Estados Unidos, mas apenas se Washington tomar medidas significativas para reconstruir a confiança, disse o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Kazem Gharibabadi, nesta quinta-feira, 24, antes do encontro com autoridades europeias para tratar sobre o tema.
Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que Teerã buscará que “vários princípios-chave” sejam respeitados. “Isso inclui reconstruir a confiança do Irã – já que o país não tem absolutamente nenhuma confiança nos Estados Unidos”, pontuou, acrescentando que não pode haver espaço “para agendas ocultas, como ação militar, embora o Irã permaneça totalmente preparado para qualquer cenário.”
Segundo ele, Washington também precisa respeitar e reconhecer os direitos iranianos sob o acordo do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), incluindo o direito de enriquecer urânio “de acordo com suas necessidades legítimas”.
Hoje, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse em uma entrevista televisionada que Teerã não recuará do enriquecimento de urânio. “O mundo deve saber que não houve mudança em nossa posição”, afirmou. “Continuaremos a defender firmemente os direitos do povo iraniano à energia nuclear pacífica. Nunca hesitamos em construir confiança com países que possam ter preocupações”, acrescentou.
Por: Estadão Conteúdo
Depois de retomar o caminho das conquistas na última temporada, o Barcelona mostrou que chega…
Um Boeing 737 Max 8 da American Airlines, que partia de Denver, no Colorado, com…
Contratação mais cara da história do Benfica, Richard Ríos foi titular em sua estreia pelo…
Os influenciadores Carlinhos Maia e Lucas Guimarães anunciaram, na noite desse sábado, 26, o fim…
O presidente americano Donald Trump se encontra neste domingo, 27, com a presidente da Comissão…
Empresário e dono da SAF do Botafogo, John Textor falou com jornalistas após o empate…
This website uses cookies.