Irã cogita suspender cooperação com agência fiscalizadora da ONU para energia nuclear


Por Redação, O Estado de S. Paulo – 23/06/2025 18:43

O Irã planeja suspender a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a agência de energia nuclear da ONU, depois de sofrer os ataques dos Estados Unidos. A ideia da suspensão partiu do Parlamento iraniano e foi divulgada pelo seu presidente, o deputado Mohammad Bagher Ghalibaf.

Na rede social X, Ghalibaf disse que a AIEA, agência da ONU responsável por monitorar os níveis de enriquecimento de urânio, não tem objetividade e profissionalismo. Segundo Ghalibaf, os deputados trabalham para aprovar um projeto que suspenderia a cooperação das autoridades com a agência.

No início deste mês, a AIEA censurou Teerã pela primeira vez em 20 anos pela falta de cooperação com a agência em torno das atividades nucleares. A agência também avaliou que o Irã tinha estoques oficiais para fabricar várias bombas atômicas.

A iniciativa de suspender é mais uma ação do Parlamento iraniano, que também ameaçou neste domingo fechar o Estreito de Ormuz, por onde passa 20% do petróleo mundial, em retaliação aos ataques dos EUA no sábado. Essa proposta foi aprovada pelos deputados e encaminhada ao Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, que tem a palavra fim. O fechamento também passa pelo crivo do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

Teerã retaliou os ataques nesta segunda-feira com uma ofensiva contra a Base Aérea de Al-Udaid, que abriga o Comando Central dos EUA no Oriente Médio. A base fica localizada no Catar e é a maior e mais estratégica dos EUA na região.

O Irã coordenou os ataques à base aérea americana no Catar com autoridades catarianas e avisou com antecedência que os ataques estavam por vir, a fim de minimizar as baixas, de acordo com três autoridades iranianas familiarizadas com os planos. A base estava em alerta para ataques há dias, desde o início do confronto entre Israel e Irã.

O Catar disse que suas defesas aéreas interceptaram com sucesso os mísseis iranianos. Ainda de acordo com o governo do Catar, a situação no país é estável e não houve maiores danos.

O Catar anunciou que está suspendendo temporariamente o tráfego em seu espaço aéreo “para garantir a segurança dos cidadãos, residentes e visitantes”. Os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein tomaram uma medida similar. Os dois países servem como hub de aviação para rotas entre a Europa e a Ásia. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Aeroporto de Guarulhos suspende decolagens por 15 minutos durante operação da PM

Por Redação O Estado de S. Paulo - 08/07/2025 10:29 Durante uma operação de busca…

17 minutos ago

‘Por que não treina o Brasil?’

Renato Gaúcho é um dos personagens mais especiais do Mundial de Clubes. Suas declarações autênticas…

20 minutos ago

CPE prende motociclista após fuga e direção perigosa em Goianésia

Na tarde desta segunda-feira, 07, uma equipe da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Goianésia…

21 minutos ago

Marcelo Rubens Paiva quebra perna em voo para Portugal

O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor de Ainda estou aqui sofreu um acidente durante um…

22 minutos ago

Daniel Vilela entrega 25 moradias a custo zero em Adelândia – Vice-Governadoria

Governo de Goiás investiu mais de R$ 3,3 milhões no município, por meio do programa…

23 minutos ago

PCGO prende em flagrante autor de furto de motocicleta em Mara Rosa – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Mara Rosa –…

25 minutos ago

This website uses cookies.