Irã ameaça resposta mais dura a Israel e acusa Netanyahu de sabotar negociações com os EUA


O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, alertou que o país responderá com mais força caso os ataques de Israel se intensifiquem. “As respostas do Irã se tornarão mais decisivas e severas” se as ações hostis persistirem, afirmou o mandatário durante reunião de gabinete em Teerã, segundo informações da Reuters.

Já o ministro das Relações Exteriores, Seyed Abbas Araghchi, em comunicado nesta segunda-feira, 16, criticou o premiê israelense, Benjamin Netanyahu. “Ele é um criminoso de guerra procurado. Também é um trapaceiro que, por quase três décadas, enganou presidentes dos EUA para que entrassem em guerras a serviço de seus objetivos”, disse.

Segundo Araghchi, os ataques de Israel tiveram como propósito impedir um acordo nuclear entre Teerã e Washington. Ele ainda afirmou que as forças iranianas “mostrarão ao mundo que os criminosos de guerra escondidos nos abrigos de Tel Aviv pagarão por seus crimes. Continuaremos a reprimir esses covardes pelo tempo que for necessário”.

Mais cedo, a agência de notícias iraniana Mehr News informou que o Irã estaria preparando mais uma grande ofensiva em resposta a Israel, citando autoridades do país não identificadas.

As falas de Araghchi vão na contramão de informações divulgadas mais cedo pelo Wall Street Journal, de que o Irã teria sinalizado a intenção de reduzir hostilidades com Israel e de voltar a negociar com os americanos. “Se o presidente Trump realmente acredita na diplomacia e quer parar esta guerra, os próximos passos são cruciais. Basta um telefonema de Washington para calar alguém como Netanyahu”, pontuou.

O ministro advertiu que o envolvimento dos EUA em uma escalada armada “destruiria qualquer chance de uma solução negociada” e poderia trazer “consequências perigosas, imprevisíveis e possivelmente inimagináveis para a segurança regional e para a economia global”. “O Irã não iniciou esta guerra e não tem interesse em continuar o derramamento de sangue, mas lutaremos com orgulho até a última gota de sangue.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

3 filmes que chegam ao cinema nesta semana de julho

Prepare a pipoca, porque as telonas dos cinemas estão recheadas de novidades esta semana. De…

30 segundos ago

Botafogo oficializa contratação de Davide Ancelotti como novo técnico

O italiano Davide Ancelotti, de 35 anos, é o novo treinador do time masculino de…

9 minutos ago

Moraes marca depoimentos de testemunhas de 17 réus dos núcleos 3 e 4 do plano de golpe

Em pleno recesso do Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes marcou ainda para…

22 minutos ago

Caderno leva Promotoria a pedir cassação de prefeito ligado a ‘braço direito’ de Júnior Mano

O Ministério Público Eleitoral no Ceará pediu a cassação dos mandatos de dois aliados do…

30 minutos ago

Ana Maria Braga se irrita com equipe do ‘Mais Você’ ao vivo e manda recado no ar

Durante a edição desta terça-feira, 8, do Mais Você, a apresentadora Ana Maria Braga protagonizou…

31 minutos ago

Quem é o personal trainer que foi agredido ao defender vítimas de assédio em bar

Por Redação O Estado de S. Paulo - 08/07/2025 17:15 Um homem foi agredido, no…

47 minutos ago

This website uses cookies.