O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, criticou duramente as novas sanções dos Estados Unidos contra setores energéticos e nucleares iranianos, classificando-as como uma contradição às sinalizações de diálogo feitas por Washington. Em comunicado divulgado no Telegram, Baghaei afirmou que as medidas são “atos hostis” que expõem o “desrespeito dos formuladores de políticas dos EUA ao Estado de Direito e aos direitos humanos”.
Segundo o porta-voz, as sanções são “coercitivas, ilegais e contraditórias com a alegação dos EUA de estarem abertos ao diálogo”, mostrando “a ausência de boa fé e seriedade por parte de Washington”. Ele destacou que o uso de sanções como “instrumento de intimidação e pressão política” viola a Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e o direito internacional, além de prejudicar o comércio global e os direitos das populações afetadas.
Baghaei ainda afirmou, de acordo com a nota iraniana, que tais medidas representam “graves violações dos direitos humanos básicos”, incluindo o direito ao desenvolvimento, e podem ser consideradas “crimes contra a humanidade”. O governo iraniano exige que os EUA sejam responsabilizados por essas ações, que descreveu como “ilegítimas, arbitrárias e criminosas”.
Na véspera, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou sanções contra um empresário e uma rede de empresas, sob acusação de exportar milhões de dólares em gás liquefeito de petróleo (GLP) e petróleo bruto, recursos que, segundo Washington, ajudam a financiar o programa nuclear e atividades “desestabilizadoras” do Irã.
Por: Estadão Conteúdo
Um duelo de opostos vai marcar o fechamento da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da…
Os advogados Leonardo Guimarães Salles, Leandro Guimarães Salles e Henrique Vieira Pereira deixaram nesta segunda-feira,…
A TV Brasil exibe, ao vivo, nesta terça-feira (19), às 20h45, o quarto embate entre…
O Fortaleza será o primeiro brasileiro a entrar em campo nesta semana pela rodada de…
Originário da Grã-Bretanha, o whippet é um cão de aparência refinada, mas com impressionante capacidade…
O Fluminense está focado em carimbar sua classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana.…
This website uses cookies.