IPC-Fipe avança 0,65% em setembro e supera teto das projeções; em 12 meses, sobe 5,41%


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,65% em setembro, acelerando significativamente em relação ao ligeiro acréscimo de 0,04% de agosto e também ante o ganho de 0,34% da terceira quadrissemana do mês passado, segundo dados publicados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira.

O resultado de setembro superou o teto das estimativas de instituições de mercado consultadas pelo Projeções Broadcast, que variavam de altas de 0,38% a 0,59%, com mediana de 0,49%.

Entre janeiro e setembro, o IPC-Fipe acumulou inflação de 3,02%. Nos 12 meses até setembro, a alta do índice foi de 5,41%, também superior ao teto das projeções, de 5,34%.

A leitura de setembro foi principalmente influenciada pelos itens Habitação, que subiu 1,66% após modesta alta de 0,18% em agosto, e Transportes, que avançou 1,01%, revertendo queda de 0,97% do mês anterior. Além disso, a categoria Vestuário caiu em ritmo mais lento no mês passado, de 0,03%, depois de recuar 0,06% em agosto.

Entre os demais componentes do IPC-Fipe, os custos acentuaram queda ou reduziram alta de um mês para o outro: Alimentação (de -0,11% em agosto a -0,52% em setembro), Despesas Pessoais (de 0,68% a 0,52%), Saúde (de 1,06% a 0,80%) e Educação (de 0,01% a 0,00%).

Veja abaixo como ficaram os componentes do IPC-Fipe em setembro:

– Habitação: 1,66%

– Alimentação: -0,52%

– Transportes: 1,01%

– Despesas Pessoais: 0,52%

– Saúde: 0,80%

– Vestuário: -0,03%

– Educação: 0,00%

– Índice Geral: 0,65%



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Carlos Carrilho de Castro, ocorrido nesta quinta-feira,…

32 segundos ago

Dólar segue em baixa com agenda vazia por shutdown nos EUA

O dólar segue em baixa e alinhado à desvalorização da divisa americana no exterior, enquanto…

7 minutos ago

Polícia Civil prende homem por coação processual em Orizona – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da equipe da Delegacia de Polícia de Orizona…

16 minutos ago

Acredito que vamos ter um apoio tão grande no Senado para IR como foi na Câmara, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (2) acreditar que o projeto de…

19 minutos ago

CBF divulga áudio do VAR de pênalti polêmico em Inter x Corinthians: ‘Puxão que impacta ação’

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da análise do VAR no pênalti…

21 minutos ago

Governo abre consulta para definir equipamentos de Data Centers que terão isenção tributária

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou a abertura da tomada de…

36 minutos ago

This website uses cookies.