Intenção de consumo das famílias cai 0,1% em maio ante abril, revela CNC


A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou queda pelo quarto mês consecutivo em maio, evidenciando que o consumidor brasileiro permanece cauteloso, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice segue dentro do patamar de otimismo (101,5 pontos com ajuste sazonal), mas cedeu 0,1% contra abril.

“Os dados revelam a fragilidade da confiança das famílias, especialmente entre quem possui maior renda e os homens”, informou a CNC nesta quinta-feira, 22.

Mas se na comparação mensal a queda foi pequena, na comparação anual a queda foi mais significativa, de 2,1%. Os principais fatores que contribuíram para este resultado são a taxa Selic alta e a inflação persistente, que corroem o poder de compra e tornam o crédito mais caro, avaliou a pesquisa.

“O orçamento das famílias está pressionado, o que leva a esse comportamento mais cauteloso. A manutenção da taxa Selic em níveis altos limita a recuperação do consumo, especialmente de bens duráveis. O desafio agora é conciliar o controle da inflação com estímulos moderados à atividade econômica, evitando o agravamento do endividamento e da inadimplência”, disse em nota o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Duráveis

A maior retração anual ocorreu no subíndice Momento para Compra de Bens Duráveis, que desabou 7,6%, sinalizando o impacto direto dos juros altos no consumo de longo prazo. O Acesso ao Crédito também piorou, caindo 0,9%, no comparativo com maio de 2024. No entanto, houve melhora em relação ao mês passado, de 1,4%.

“O avanço mensal na percepção do crédito, o maior em quatro meses, revela um paradoxo: mesmo em cenário restritivo, houve melhora da percepção de acesso, com 31,5% dos entrevistados considerando estar mais fácil obtê-lo, o maior porcentual desde outubro. Isso pode indicar que, apesar das dificuldades macroeconômicas, o sistema financeiro vem tentando sustentar o consumo por meio de maior oferta de crédito”, analisou o economista da CNC João Marcelo Costa.

Renda

As famílias com rendimentos superiores a 10 salários mínimos apresentaram leve melhora mensal da intenção de consumo, de 0,5%, com destaque para o Acesso ao Crédito, que subiu 1,2%. Mesmo assim, a queda anual foi de 2,2%, segundo a CNC. Essas famílias demonstraram mais pessimismo na Perspectiva Profissional (-1,5%) do que aquelas com renda inferior a 10 salários (+0,8%).

Já o item Perspectiva de Consumo caiu 4,7% entre os mais ricos e 3,3% entre os mais pobres, com ambos os grupos olhando o futuro com certa desconfiança.

“Esse comportamento pode ser explicado pela alta exposição das famílias de maior renda ao consumo de bens duráveis e financiamentos, que são diretamente afetados pelas condições macroeconômicas”, afirmou Costa.

Na análise por gênero, os homens apresentaram queda anual de 2,8% na intenção de consumo, contra 1,0% das mulheres. Eles também demonstraram maior dificuldade no acesso ao crédito (-1,8%) e menor confiança na estabilidade profissional (-0,5%), concluiu a CNC.

Mais resiliente, o público feminino registrou crescimento de 1,4% na Perspectiva Profissional e leve melhora do Acesso ao Crédito, de 0,4%. Apesar disso, ambas as faixas reduziram suas expectativas de consumo, com destaque negativo para os homens (-4,0%).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

7 impactos do Instagram no cotidiano e no consumo de informação

O Instagram celebra 15 anos de existência consolidado como uma das plataformas mais influentes do…

6 minutos ago

Rotary Club de Goianésia promove Ação Rotária neste domingo com atendimentos gratuitos e dia de solidariedade

O Rotary Club de Goianésia realizará no próximo domingo, 12 de outubro, a Ação Rotária,…

10 minutos ago

Bradesco Saúde lidera adição de beneficiários de planos de saúde em agosto, revela ANS

A operadora Bradesco Saúde liderou as adições líquidas de beneficiários de planos de saúde em…

15 minutos ago

STF marca para novembro julgamento do núcleo de ‘ações coercitivas’ do plano de golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai começar a julgar os réus do…

18 minutos ago

Goiás Todo Rosa tem novo protocolo e linha de cuidado – Portal Goiás

Lançamento do Protocolo e Linha de Cuidado do Goiás Todo Rosa marca abertura da Campanha…

20 minutos ago

Ouro fecha em alta e se aproxima da marca de US$ 4.000 com incerteza global

O ouro fechou em alta pela segunda sessão consecutiva, chegando próximo da máxima de US$…

23 minutos ago

This website uses cookies.