Integração regional é chave para reconstrução da Ucrânia, diz presidente do BCE


A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que a Ucrânia está passando por um momento crucial, onde enfrenta as dificuldades da guerra, o desafio da reconstrução e a oportunidade de uma integração regional mais profundo. Lagarde participou de uma conferência anual organizada pelo Banco Nacional da Ucrânia e pelo Narodowy Bank Polski em Kiev, Ucrânia.

“Diante da guerra de agressão injustificada da Rússia, os ucranianos demonstraram coragem e resiliência extraordinárias na defesa de seu país”, afirmou a mandatária da autoridade monetária da Europa.

Sobre a oportunidade de uma integração maior da Ucrânia com a Europa, Lagarde disse que “a experiência mostra que laços mais estreitos com a vizinhança europeia podem fornecer uma base sólida para a Ucrânia reconstruir e emergir mais forte”

“E à medida que as tensões geopolíticas aumentam e as cadeias de suprimentos globais se fragmentam, o argumento para uma cooperação regional mais profunda nunca foi tão claro”, acrescentou Lagarde.

Ela lembrou da Guerra Fria, quando a Cortina de Ferro “fraturou a economia europeia”, disse, destacando que, na época, o comércio entre o Leste e o Oeste caiu pela metade. “Essa divisão foi como impor uma tarifa de 48%, levando a imensas perdas de bem-estar e isolando o bloco oriental dos mercados globais”, afirmou.

Sobre as relações econômicas na Europa, Lagarde disse que o parceiro comercial mais importante da Europa é a própria Europa. “Cerca de 65% das exportações da zona do euro vão para outros países europeus, incluindo o Reino Unido, Suíça e Noruega. Para a Ucrânia também, a Europa é o principal parceiro comercial, respondendo por mais de 50% do comércio de bens em 2024.”

Lagarde lembrou ainda que acordos realizados entre a União Europeia e a Ucrânia para o livre comércio impulsionou reformas significativas no setor financeiro local. “A regulamentação bancária da Ucrânia agora está alinhada com mais de 75% dos padrões da UE, cobrindo áreas críticas como adequação de capital, governança e auditoria”, destacou.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) que cerca de 1,1 milhão de…

5 horas ago

MJ Papelaria em Goianésia cresce ao apostar em marketing estratégico | ASN Goiás

A MJ Papelaria, localizada em Goianésia, no Vale do São Patrício, encontrou no Sebrae Goiás…

8 horas ago

Escolas do Futuro abrem mais de 600 vagas para cursos técnicos gratuitos

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com 647 vagas abertas para cursos gratuitos…

12 horas ago

Saúde aumenta vagas do Agora tem Especialistas no Rio de Janeiro

Quatro hospitais da operadora de plano de saúde Hapvida começam nesta sexta-feira (16) a atender…

17 horas ago

INMET emite alerta de chuvas intensas para Goianésia e região para as próximas horas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para o estado…

18 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Antônio Ribeiro da Costa, ocorrido…

18 horas ago

This website uses cookies.