Instituto Herzog pede apuração da quebra de decoro de senadores com Marina Silva


O Instituto Vladimir Herzog (IVH) protocolou, nesta terça-feira, 28, uma representação formal na Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal, solicitando a apuração da conduta dos senadores Plínio Valério (PSDB-AM) e Marcos Rogério (PL-RO) em relação à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante audiência da Comissão de Infraestrutura realizada em 27 de maio de 2025.

Marina Silva, que havia sido convidada a comparecer à comissão, deixou a reunião após uma série de discussões com parlamentares da oposição. A tensão chegou ao ápice quando o líder do PSDB, senador Plínio Valério, afirmou que “a mulher Marina merecia respeito, a ministra não”. Marina exigiu um pedido de desculpas para continuar, mas não foi atendida.

Além de Plínio Valério, o presidente da comissão, senador Marcos Rogério, reclamou da postura da ministra e cortou o microfone dela pelos minutos finais da audiência. Segundo Marcos Rogério, a ministra estava “provocando”. O presidente da comissão também bateu boca com Marina. No momento mais tenso, disse à ministra para “se por no seu lugar”. Marina reagiu: “Gostaria que eu fosse mulher submissa, não sou”.

Na justificativa da representação do IVH, a forma com que os senadores se dirigiram à ministra durante a sessão “configuram grave violação do decoro parlamentar e violência política de gênero”. Além disso, o Instituto sustenta que “tais comportamentos ultrapassam os limites do embate político e são incompatíveis com a responsabilidade institucional que se espera de representantes do Senado Federal”.

A representação solicitou ainda que o Conselho de Ética apure os fatos registrados durante a audiência, avalie a compatibilidade das condutas dos senadores com os deveres parlamentares e adote “providências cabíveis para preservar a integridade ética do ambiente legislativo”.

“O IVH também reitera que a imunidade parlamentar não pode ser utilizada como escudo para a prática de ofensas e comportamentos misóginos, sobretudo em audiências oficiais do Senado”, defendeu a representação.

O Conselho de Ética ainda não informou se irá proceder com a apuração da quebra de decoro.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 30/11/2025

Neste domingo, os movimentos dos astros influenciarão cada nativo de forma única, despertando emoções, intuições…

5 horas ago

Cruzeiro empata com Ceará e sai da briga pelo título do Brasileirão

As chances de título, que já seriam remotas mesmo em caso de vitória, chegaram ao…

7 horas ago

Filipe Luís afirma que sempre acreditou no título da Libertadores

O técnico Filipe Luís afirmou, após a conquista da Copa Libertadores com a equipe do Flamengo,…

8 horas ago

Ônibus atrasa e final da Libertadores começará às 18h15 (de Brasília)

A decisão da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo terá início 15 minutos após o previsto.…

9 horas ago

Brasil iguala Argentina e vira país com mais títulos de Libertadores

O título do Flamengo, conquistado neste sábado (29) no Estádio Monumental de U, em Lima…

9 horas ago

Brasil iguala Argentina e vira país com mais títulos de Libertadores

O título do Flamengo, conquistado neste sábado (29) no Estádio Monumental de U, em Lima…

9 horas ago

This website uses cookies.