BRASIL

INSS: Prova de vida continua existindo, mas bloqueio de benefícios é suspenso por portaria

Uma nova portaria do Ministério da Previdência Social, publicada no último dia 17, suspende por seis meses, prorrogável por mais seis, o bloqueio dos pagamento de benefícios e aposentadorias por falta da comprovação de vida, a chamada prova de vida.

Isso não quer dizer que a prova de vida do aposentado deixa de existir. Ao contrário, o procedimento segue valendo e é feito anualmente. O que mudou é que, desde 2023, a responsabilidade de fazer essa comprovação passou a ser do próprio INSS. Com base em dados recebidos de outros órgãos públicos federais — como SUS, Detran, CadÚnico —, o que desobriga o beneficiário de ir até um banco ou a uma agência do INSS presencialmente.

Veja mais: Prova de vida: quais são as regras vigentes

Prova de vida em números

Segundo o INSS, desde que a mudança entrou em vigor, em janeiro de 2023, o cruzamento de informações apresentou resultado satisfatório: 34,6 das 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações até o dia 23 de dezembro.

O mestre de direito das relações sociais e trabalhistas, Washington Barbosa, concorda que a evolução desse cruzamento é um sucesso, e exemplifica.

“Se você cadastrou a biometria na Justiça Eleitoral, você não precisa fazer a prova de vida, você já disse pro governo que está vivo. Se você votou na eleição passada, então, até outubro do ano que vem, você está garantido. Agora, a maior parte dela [prova de vida] vai ser feita de maneira automática”, esclarece o advogado.

Outra novidade nesse cruzamento dos dados é que eles também se estendem a órgãos privados, como bancos, por exemplo. “Então se o beneficiário vai até o banco e usa a digital para fazer uma transação, mostra que essa pessoa está viva”, explica Barbosa.

Prova de vida: Para que serve?

Prevista pela Lei nº 8.212 a prova de vida existe desde 1991 e é uma forma de evitar golpes contra o sistema, explica o mestre de direito das relações sociais e trabalhistas, Washington Barbosa.

“A prova de vida é feita para evitar fraudes. Era relativamente comum que uma pessoa que tinha um benefício morria e um filho, cuidador, parente, pegava aquele cartão e continuava recebendo o benefício por anos e anos. Por isso foi criada a prova de vida.”

Para confirmar se a prova de vida está em dia e válida, a pessoa poderá acessar o aplicativo ou site Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento telefônico 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS.

Fonte: Brasil 61

Brasil 61

Recent Posts

Trump se opõe a aumento de impostos para ricos; fontes alertam sobre divisão entre republicanos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu aos membros de seu partido, o Republicano,…

1 minuto ago

Judocas do Brasil fazem bonito e garantem três medalhas de bronze no Grand Slam do Casaquistão

A seleção brasileira fez bonito no primeiro dia do Grand Slam de Judô de Astana,…

3 minutos ago

Lea Michele diz por que fica frustrada com meme sobre não saber ler

Lea Michele expressou frustração com o meme sobre "não saber ler" durante uma entrevista para…

5 minutos ago

Tarifas impedem exportações da CSN, diz Steinbruch, que cobra medidas: ‘O Brasil está atrasado’

O CEO da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch, disse que o contexto global de…

9 minutos ago

Ícones do Emo, Avril Lavigne e Simple Plan lançam ‘Young & Dumb’

Expoentes do movimento Emo nos anos 2000, Avril Lavigne e Simple Plan lançaram, nessa quinta-feira,…

13 minutos ago

Uso de câmeras por PMs na gestão Tarcísio após acordo no STF: entenda o que muda

O governo de São Paulo, a Defensoria Pública e o Ministério Público entraram em um…

16 minutos ago

This website uses cookies.