INSS passará a exigir biometria para novos empréstimos consignados


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir biometria para o desbloqueios de novos empréstimos consignados a partir da próxima sexta-feira, 23. A decisão foi publicada em despacho no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 19, assinado por Gilberto Waller Junior, presidente do INSS.

Segundo o despacho, a medida tem o objetivo de “mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”.

A novidade ocorre depois da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União (CGU), que investigam um esquema de fraudes em mensalidades cobradas por sindicatos e associações e descontadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários do INSS sem autorização.

Com a decisão desta segunda-feira, a partir do dia 23, todos os desbloqueios para novos empréstimos consignados do INSS só serão realizados por biometria na plataforma do Meu INSS.

O despacho encaminha a decisão para que os setores competentes tomem as medidas necessárias para a adoção da biometria nos processos.

No dia 8 de maio, o presidente do INSS já havia determinado o bloqueio de novos descontos de empréstimo consignado para todos os beneficiários, independente da data de concessão do benefício. O desbloqueio poderia ser solicitado pelos próprios segurados nos canais oficiais do INSS.

Entre os dias 14 e 17 deste mês, quase 1,5 milhão de aposentados e pensionistas do INSS pediram o reembolso de mensalidades descontadas da folha de pagamento dos seus benefícios sem sua autorização.

Próximas etapas

A partir de 6 de junho, o trabalhador que fez a nova modalidade de consignado privado poderá trocar de instituição financeira, escolhendo a que oferecer juros mais baixos. Nessa etapa, qualquer dívida de qualquer banco poderá ser migrada, inclusive as linhas do Crédito do Trabalhador contratadas desde março.

A troca de dívidas e a concessão de novos empréstimos serão geridas pela Dataprev. O Ministério do Trabalho e Emprego monitora diariamente as taxas de juros e o perfil dos tomadores de crédito.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Piastri lidera 2º treino livre do GP de Singapura marcado por paralisações; Bortoleto é 15º

Em uma atividade marcada por paralisações e vários acidentes, Oscar Piastri, da McLaren, precisou dos…

41 segundos ago

6 documentos que você precisa guardar para a garantir a aposentadoria

Falhas cadastrais em sistemas de registros previdenciários são comuns e podem resultar em atrasos ou…

8 minutos ago

Governo investe em rodovias e entrega moradias na região da Estrada de Ferro – Portal Goiás

Mais de 40 famílias de Vianópolis, na região da Estrada de Ferro, receberam moradias totalmente…

13 minutos ago

Polícia Civil prende traficante em flagrante em Goianésia com quase 1kg de cocaína

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) da…

14 minutos ago

Polícia investiga como latrocínio morte de advogado do Mensalão em SP

A Polícia Civil de São Paulo investiga como possível caso de latrocínio a morte do…

15 minutos ago

Seara torna-se marca de frango com maior presença em lares brasileiros

A Seara, da JBS, tornou-se a marca de frangos com maior presença nos lares brasileiros…

16 minutos ago

This website uses cookies.