Inscrições começam na segunda, 26; prova volta a valer para diploma do Ensino Médio


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025, começam nesta segunda-feira, 26. Nesta edição, além de concorrer a vagas de graduação em universidades públicas brasileiras, em instituições do exterior e de bolsas de estudos em faculdades particulares, os candidatos maiores de 18 anos voltarão a poder utilizar o resultado da prova para conseguir o diploma do Ensino Médio, caso ainda não tenham.

“A norma altera a Portaria MEC nº 458/2020, com o intuito de contribuir para a valorização do Enem como instrumento de política educacional, reforçando seu caráter de avaliação da conclusão da educação básica e sua capacidade de atender aos diferentes perfis de participantes”, afirma o Ministério da Educação (MEC) sobre as diretrizes da edição 2025, publicadas nesta sexta-feira, 25.

A validade da prova como certificação de conclusão do ensino médio e declaração parcial de proficiência na etapa de ensino havia sido descontinuada em 2017. Na época, a determinação foi de que esse papel seria exclusivamente do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Agora, os brasileiros maiores de idade ainda sem diploma de Ensino Médio poderão recorrer tanto ao Encceja, quanto ao Enem para conseguir a certificação.

As inscrições do Enem 2025 vão até 6 de junho no site no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro.

Outra mudança é que é a pré-inscrição automática alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública.

Segundo o edital, os regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas estarão automaticamente pré-inscritos. De todo modo, eles precisarão acessar a página do participante para confirmar as informações e escolher a opção de línguas da prova.

“Pela primeira vez, os alunos concluintes de escola pública estarão com inscrição pré-preenchida no sistema, uma forma de simplificar o processo e estimular a participação, disse o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.

Datas diferentes no Pará: Por conta da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem 2025 será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Quais são as regras para conseguir certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência?

O participante deverá indicar a pretensão de utilizar os resultados para conclusão do ensino médio já na inscrição e, ao fazer a prova, terá que atender aos seguintes requisitos:

– Alcançar pontuação igual ou superior a 450 pontos em cada área do conhecimento;

– Alcançar pelo menos 500 pontos na redação;

– Ter 18 anos ou mais na data da primeira prova do exame.

“Após receber o resultado do Enem, os interessados deverão se dirigir a uma unidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou às instituições estaduais que tenham firmado termo de adesão com o Inep, levando a documentação necessária para solicitar a emissão do certificado.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

‘Eu não estaria aqui sem ele’

Uma das boas surpresas da temporada 2025 de Fórmula 1, Gabriel Bortoleto vem tendo um…

21 minutos ago

Fim de semana em SP deve ter clima mais frio, aponta previsão

A cidade de São Paulo amanheceu nesta sexta-feira, 12, com céu nublado e sensação de…

26 minutos ago

Piscicultura paulista pode perder R$ 75 milhões com tarifaço dos EUA, diz associação

A piscicultura do Estado de São Paulo pode registrar uma queda de R$ 75 milhões…

27 minutos ago

veja como fica chaveamento da semifinal após classificação de Cruzeiro e Vasco

Os dois últimos classificados para a semifinal da Copa do Brasil foram definidos nesta quinta-feira.…

39 minutos ago

Autora viraliza com menção a Pedro Bandeira, e escritor reage

Por Redação O Estado de S. Paulo - 12/09/2025 08:53 A autora Lavínia Rocha postou…

41 minutos ago

This website uses cookies.