Por Redação O Estado de S. Paulo – 19/04/2025 11:50
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de “perigo potencial” para chuvas intensas desde a manhã deste sábado, 19, até as 10h do domingo, 20. O aviso para este Sábado de Aleluia e a manhã da Páscoa abrange todas as regiões do País.
De acordo com o instituto, a previsão é de ventos de até 60 km/h e chuva de até 50 mm/dia, a depender da localidade. O aviso abrange todos os municípios dos Estados de Santa Catarina e Paraná, na região sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, na sudeste, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, na centro-oeste, e Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre, no norte; além do Distrito Federal.
O alerta também inclui trechos do Tocantins e do Pará, no norte, da Bahia, do Maranhão, do Ceará e do Rio Grande do Norte, no nordeste, e do Rio Grande do Sul, no sul. O aviso aponta baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica e ocorrência de quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Há ainda um segundo aviso de maior grau de severidade, o laranja, de “perigo”, que abrange todo o Mato Grosso do Sul e algumas partes do Paraná, de Mato Grosso e de São Paulo (municípios do oeste paulista, como Presidente Prudente, Dracena e Presidente Venceslau). O alerta aponta risco de chuvas de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h.
Esse alerta laranja foi emitido na sexta-feira, 18, e é válido ao menos até as 13h deste sábado. “Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, destaca o Inmet.
Vai chover no Sábado de Aleluia na cidade de São Paulo?
Na capital paulista, a manhã é marcada por céu nublado e temperaturas em torno de 18ºC, de acordo com o Centro de Gerenciamento Emergências Climáticas (CGE). A tendência é que as nuvens se dissipem, favorecendo temperaturas de até 25°C nas próximas horas.
Com a aproximação de uma frente fria e áreas de instabilidade, contudo, são previstas pancadas de chuva de moderada a forte a partir da tarde e à noite. “Essa condição meteorológica deixa o tempo instável e chuvoso com a ocorrência de trovoadas, raios, rajadas de vento, o que poderá causar queda de árvores durante as precipitações”, destaca o CGE.
Além disso, pelo solo encharcado das chuvas de sexta-feira, há o risco de novos alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra. De acordo com o CGE, a cidade registrou 108,2 mm neste mês, o que é 66% acima da média para todo abril.
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Polícia de São Simão – 8ª…
O prefeito Renato de Castro lançará oficialmente, nesta segunda-feira, 19 de janeiro, o programa “Faremos…
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS Rio) anunciou neste domingo (18)…
Evento será realizado no Cine Cultura e é aberto a produtores, artistas, fazedores de cultura…
O fim de semana foi marcado por graves ocorrências nas rodovias federais que cortam o…
Edital da AGR disponibiliza mais de 150 opções de itinerários do transporte intermunicipal para operadores…
This website uses cookies.