O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta terça-feira que a inflação “segue acima da meta” da instituição e “parece continuar aumentando gradualmente”, em meio ao impacto de tarifas e à desaceleração do mercado de trabalho. Em evento, ele alertou que “há risco de que o lento repasse das tarifas comece a parecer uma inflação persistente”, o que exigirá cautela na condução da política monetária.
Powell avaliou que o mercado de trabalho “está mostrando riscos negativos bem significativos”, com sinais de desaceleração da criação de vagas e uma demanda por mão de obra “se movendo um pouco mais rápido do que a oferta”. Segundo ele, o Fed não pretende tentar “determinar com precisão a taxa de equilíbrio do emprego, já que o próprio erro padrão é talvez de 50 mil vagas”.
O dirigente defendeu que, à medida que os riscos se equilibram, a política monetária deve se tornar “mais neutra”, refletindo o cenário de moderação tanto da inflação quanto da atividade. Ele ponderou, contudo, que o banco central precisa agir com cuidado: “Se agirmos muito rapidamente, podemos deixar o trabalho contra a inflação inacabado”, afirmou.
Powell reiterou que o objetivo do Fed é restaurar o equilíbrio entre oferta e demanda no mercado de trabalho e trazer a inflação de volta à meta de 2% “sem causar danos desnecessários ao emprego”. Segundo ele, as decisões de política seguirão sendo tomadas “reunião a reunião”, com base na evolução dos dados e no balanço de riscos entre crescimento, emprego e preços.
Por: Estadão Conteúdo
Neste sábado, os movimentos astrológicos influenciarão cada nativo de maneira distinta, criando sensações que vão…
O Santos respirou fundo na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (28),…
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu Barranquilla, na Colômbia, e Santa Cruz de la…
As receitas de salpicão são presença garantida nas celebrações de fim de ano, trazendo leveza,…
Dezembro promete movimentar as salas de cinema com estreias aguardadas, unindo grandes produções, emoção e…
À medida que o verão e o fim do ano se aproximam, o calendário social…
This website uses cookies.